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Avaliação e intervenção em transtornos de fala e linguagem infantil

Tempo de Leitura: 3 minutos
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A fala e a linguagem são habilidades fundamentais no desenvolvimento infantil, essenciais para a comunicação, a socialização e o aprendizado. Quando essas habilidades se desenvolvem de maneira inadequada, é necessário um diagnóstico preciso e uma intervenção eficaz para promover o avanço da criança. Nesse contexto, a avaliação e intervenção têm se tornado cada vez mais especializadas, incorporando novas abordagens, ferramentas e técnicas que visam proporcionar um atendimento de qualidade. Além disso, a colaboração entre diferentes profissionais de saúde é crucial para oferecer um suporte mais abrangente e eficaz.

Avaliação de transtornos de fala e linguagem infantil

A avaliação de alterações na fala e na linguagem em crianças envolve um processo detalhado, que visa identificar as dificuldades específicas da criança, suas causas e os impactos no desenvolvimento geral. Ela deve ser realizada por um fonoaudiólogo, que utiliza diferentes métodos e instrumentos para compreender as competências linguísticas da criança, levando em consideração aspectos como a produção de sons, compreensão e a forma de comunicação desse indivíduo.

A primeira etapa da avaliação consiste em uma entrevista com os pais ou cuidadores para obter informações sobre a história do desenvolvimento da criança, suas experiências e comportamentos. Questões como marcos do desenvolvimento, antecedentes familiares e possíveis fatores de risco (como nascimentos prematuros ou exposição a condições adversas) são fundamentais para entender o quadro clínico.

A observação é uma parte essencial da avaliação. O profissional deve observar a criança em diferentes contextos e interações, buscando identificar dificuldades específicas na comunicação verbal e não verbal, como o uso de gestos ou expressões faciais. Além disso, há instrumentos de avaliação padronizados que ajudam a classificar a gravidade do atraso e a comparar o desempenho da criança com padrões de desenvolvimento típicos.

Assim como, é essencial avaliar a capacidade auditiva da criança, já que dificuldades auditivas podem interferir no desenvolvimento da fala e linguagem e exames neurológicos podem ser indicados para descartar condições que impactam o desenvolvimento cognitivo e motor.

O papel da intervenção interdisciplinar

Embora a intervenção do fonoaudiólogo seja crucial no tratamento de transtornos de fala e linguagem, é importante que outros profissionais de saúde também estejam envolvidos no processo, caso necessário, a fim de garantir um atendimento completo e eficaz.

A avaliação e a intervenção em pacientes com alteração de fala e/ou linguagem têm se tornado cada vez mais especializadas, incorporando abordagens atualizadas e técnicas eficazes para atender as necessidades das crianças com atrasos no desenvolvimento, e o trabalho interdisciplinar tem se mostrado crucial para garantir um atendimento mais completo e eficaz, considerando os múltiplos aspectos do desenvolvimento da criança. Essa abordagem colaborativa não só otimiza os resultados, mas também oferece um suporte emocional, social e educativo que contribui para o bem-estar geral da criança, favorecendo sua integração e desenvolvimento.


Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.

laurafaustinog@outlook.com
@lauragoncalves.fono
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