O sol ativa a vitamina que o bebê recebe do leite materno.
Por que o sol é tão importante para o desenvolvimento e crescimento dos bebês?
Pode parecer simples, mas muitas famílias não sabem. O bebê recebe da mamãe via leite materno a vitamina D, que fica inativa no organismo do pequeno. Para ser sintetizada e proporcionar a absorção do cálcio, o bebê precisa do banho de sol. Os raios solares ativam a vitamina D inativa, fazendo com que o organismo da criança absorva melhor o cálcio, fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos ossos.
O banho de sol deve acontecer todos os dias ou, no mínimo, 3 vezes na semana. E deve começar aos 30 dias de vida do bebê. Fique de olho no horário. O sol que faz bem é aquele da manhã até às dez horas. À tarde, o melhor sol é depois das 16h. Entre esses horários, os raios de sol são muito fortes e prejudicam o bebê.
Você não deve passar protetor solar em bebês de até seis meses. Até esta idade, a pele deles ainda é muito fina e sensível e pode se irritar ou sofrer reações alérgicas.
Sol faz bem à saúde. Bronzeado não é para bebês.
O banho de sol deve começar aos poucos – nos primeiros dias, de cinco a dez minutos. O aumento se dá gradativamente – o máximo é uma hora.
Que roupinha usar.
Exponha diretamente ao sol a maior parte do corpo do bebê. Não bloqueie nem mesmo com uma roupa fina. Use sempre um chapéu para proteger o rosto do seu bebê.
Banho de sol faz bem em qualquer lugar da casa ou fora dela. Pode ser perto da janela, mas tem de ser com o vidro aberto para os raios solares sintetizem a vitamina D – esses raios não ultrapassam o vidro.
Falta de vitamina D prejudica a saúde do seu bebê.
Pouca vitamina D na alimentação ou por falta de sol pode resultar em raquitismo e doença do tecido ósseo na fase de crescimento, caracterizada por inadequada mineralização do osso por falta de vitamina D ativa.
Você pode perceber as manifestações iniciais pela irritabilidade, insônia e pela sudorese abundante no pescoço durante a amamentação do bebê. Mas não confunda: transpirar no pescoço também é normal em nosso país, em razão do forte calor.
E por falar em Brasil, em função de estarmos nos trópicos e termos sol o ano inteiro, é mais difícil encontrarmos crianças com raquitismo, mesmo em famílias de condição sócio-econômica mais baixa.
Expor seu bebê ao sol com cuidado é uma proteção essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável dele.
Aproveite esses conselhos:
Ao expor seu bebê ao sol da tarde, não esqueça de levar um agasalho. As vezes pode esfriar.
Controle o tempo de exposição e hidrate bem a criança durante o processo.
E como estamos em agosto, vamos lembrar do Agosto Dourado, quando incentivamos as mães a amamentar seus filhos. Leite materno é a melhor fonte de vitamina para o bebê de até seis meses.
Sol e leite materno. Uma combinação de amor com saúde.