Clique e acesse a edição digital

Chupar limão ajuda combater as náuseas na gestação?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
capapostlima-213

Apesar dos enjoos serem muito comuns na gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre, nem toda gestante apresenta esses sintomas. Isso varia muito de corpo para corpo. Entretanto, enquanto algumas nem sentem enjoos, outras sofrem com esse problema logo no início da gestação causando diversos incômodos.

As causas dos enjoos são variadas e vão desde fatores psicológicos, passando por alterações hormonais até a motilidade gástrica anormal, quando o estômago não trabalha de maneira adequada retardando seu esvaziamento. Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso, alguns hábitos principalmente relacionados a alimentação podem amenizar este desconforto. “A gestante deve comer de três em três horas ou assim que sentir fome para evitar que o estômago permaneça vazio agravando a náusea”, explica.
Manter uma alimentação balanceada pode ser o segredo para controlar essa sensação de desconforto. “Fazer lanches leves com frequência, refeições ricas em proteínas, carboidratos e pobres em gordura ajuda a amenizar o problema. Além disso, ingerir bebidas geladas, em pequenas quantidades entre as refeições também é uma forma de combater as náuseas”, afirma o nutrólogo.
O período da manhã é o mais crítico para as futuras mamães. Geralmente, muitas já acordam com náuseas e até deixam de tomar o café da manhã. “Isso é um erro muito comum entre as gestantes. Logo pela manhã elas se sentem enjoadas e evitam comer qualquer tipo de alimento. Nestes casos, opte pelos alimentos sólidos como torradas salgadas, e aguarde em torno de 30 minutos para ingerir frutas, leite ou iogurte”, comenta o Dr. André.
Limão: um aliado da gestante

O limão é um fruto cítrico e possui diversos benefícios para as gestantes. Durante a gestação, a mulher pode ter a perversão alimentar que é caracterizada quando a mulher não suporta alguns alimentos. Isso ocorre devido às alterações hormonais e a maior sensibilidade das papilas gustativas e olfativas. “Em algum momento da gestação a saliva da mulher prefere alimentos mais cítricos e temperos mais forte, quando isso ocorre o limão pode ser consumido para combater a sensação de náusea”, ressalta o nutrólogo.
Drible o mal-estar
Alguns truques podem ajudar a gestante se livrar do desconforto das náuseas. Confira a lista preparada pelo Nutrólogo André Veinert:
-Na hora de preparar as refeições, evite ficar perto, pois o cheiro dos alimentos pode causar uma sensação de mal-estar;
– Faça um lanche leve antes de dormi;
– Consuma torradas antes de tomar o café da manhã;
– Fique atenta ao relógio e evite ficar com o estômago vazio por mais de quatro horas;
– Tome bastante líquido. Um copo de água com gotas de limão pode oferecer alívio. Fazer limonada ou chupar o limão também ajuda;

– Evite alimentos com odores fortes, muito condimentados ou gordurosos.

– Mastigue devagar e evite consumir alimentos com temperaturas quentes. Espere esfriar.

Fonte: Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Crianças superdotadas

Quem é superdotado? É difícil determinar a precocidade do desenvolvimento mental de uma criança e é particularmente difícil avaliar em crianças muito pequenas. Os educadores

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!