Clique e acesse a edição digital

Cinco recomendações importantes para o sono das crianças:

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
close-up-crianca-fofa-dormindo

Quem nunca ouviu a frase: “Criança que não dorme não cresce”? Pois bem, isso é verdade e vou mostrar ao longo desse texto o porquê uma criança deve dormir bem, e porque os pais devem cuidar do sono de seus filhos.

Dormir, é uma das necessidades fisiológicas mais importantes do nosso organismo e o sono, tem sido cada vez mais estudado. Se não dormirmos bem, nossa saúde física e mental pagará essa conta. Sendo assim, devemos cuidar do sono das nossas crianças para que elas se desenvolvam bem física, psíquica e emocionalmente.

Listei alguns pontos que considero muito importantes no que se refere ao sono das crianças, para que os pais cuidem e fiquem atentos:

  1. Rotina

Parece clichê, mas rotina é fundamental. E em se tratando de saúde, um dia precisa ser igual ao outro!

A rotina contribui para a regulação do Ritmo Circadiano que é um mecanismo interno, que coordena aproximadamente todas as relações fisiológicas regulares do organismo humano, com duração próxima de 24 horas. E para que esse alinhamento aconteça, necessitamos que tudo ocorra de forma regular, ou seja, que um dia seja igual ao outro, pois nosso cérebro não sabe quando estamos por exemplo, na segunda-feira, na terça-feira ou no domingo.

O ciclo claro/escuro, assim como horário das refeições são sincronizadores importantes que contribuem para a regulação do ritmo circadiano. Sendo assim, as refeições (café da manhã, almoço e jantar) devem ocorrer sempre no mesmo horário. Da mesma forma, as atividades físicas regulares também são muito importantes para esse equilíbrio, e se possível devem ser realizadas fora do horário do início do sono das crianças.

Lembrando que a rotina ao longo do dia de uma criança deve incluir: comer bem, estudar e brincar bastante para que a noite possa dormir bem.

  1. Número horas de sono é muito importante

Sono perdido é sono perdido e não é possível fazermos um “estoque” de sono.

E cada vez mais as crianças estão privadas de sono e com isso acarretando prejuízos para a saúde delas. Devido a isso, os pais devem saber que seus filhos precisam dormir o número mínimo de horas adequado para cada idade (tabela anexa) além do sono precisar de quantidade, qualidade e ritmo.

Sabemos que é do sono que os pais acabam tirando dos filhos as horas que precisam para adequá-los à vida social.

  1. Exposição à luz/Redução da luminosidade/Exposição a telas

A exposição à luz é muito importante para que nosso cérebro entenda que é dia e que devemos acordar. A luminosidade é um grande marcador no ritmo de sono. E quanto mais exposta a criança estiver à luz (principalmente a luz natural, em especial pela manhã), mais pressão de sono ela terá para dormir à noite. Vale ressaltar que precisamos dos contrastes (Dia – exposição à Luz; Noite – redução da luminosidade).  

A redução da luminosidade ao anoitecer é muito importante para que ocorra a liberação de melatonina natural – que é o hormônio da noite- pois no escuro, nosso cérebro libera esse hormônio, fazendo com que tenhamos sono.

A exposição à luz e a exposição a telas (celular, televisão, computador etc.), emitem feixes de luz azul que bloqueiam a liberação de melatonina, fazendo com que as crianças não tenham sono e com isso atrasem a fase de sono (iniciem o sono mais tarde), contribuindo para o desalinhamento do ritmo circadiano.

  1. Higiene de sono

Os pais precisam entender que dormir faz parte de um processo e que o adormecer precisa “ir acontecendo”, pois não é somente se deitar e dormir. Por isso as crianças precisam de uma rotina de sono.

Os pais devem preparar as crianças para dormirem, e isso inclui um jantar saudável (não muito próximo do horário de dormir), tomar banho, reduzir a luminosidade do ambiente (para que ocorra a secreção de melatonina natural) e fazer algo que sinalize essa rotina de adormecimento, como por exemplo, contar uma história, fazer uma massagem relaxante, rezar juntos ou qualquer outra coisa que faça parte do dia a dia da criança e contribua para o adormecer.


  1. Ir cedo para a cama

Ir cedo para a cama não é só importante para que as crianças durmam um número de horas adequadas para cada idade, mas também para que aproveitem o pico de secreção de muitos hormônios fundamentais para o seu desenvolvimento, como o hormônio de crescimento e melatonina (hormônio da noite) que tem seu pico por volta das 21 horas, sendo assim, é importante que nesse horário as crianças já estejam dormindo.

Além disso, os estudos mostram que crianças que tem um sono suficiente e de qualidade tem mais benefícios a saúde, que inclui diminuição de obesidade, melhora do crescimento, melhor consolidação de memória, melhora da cognição entre outros benefícios. Em contrapartida a ausência de um sono regular e de qualidade pode acarretar sintomas psíquicos, inclusive transtornos mentais entre outras doenças físicas.

Cuidemos do sono de nossas crianças, para que elas sejam mais saudáveis e felizes.


Cynthia Boscovich
Psicóloga clínica e perinatal.
Psicóloga do sono e especialista em transtornos de humor. Colaboradora do GRUDA (Programa de Transtornos afetivos do IPQ/ HC/FMUSP).
Email: cyboscovich@gmail.com
Tel: 55 11 99687-9087
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O bebê vegetariano

Os pais, como responsáveis pela alimentação e demais cuidados do seu bebê, devem estar bem informados acerca das necessidades nutricionais nesta fase da vida dos

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!