Clique e acesse a edição digital

Cochilo melhora a memória das crianças em idade pré-escolar, diz estudo

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
A cute little girl is sleeping in a bed with a Teddy bear toy . Concept of child development and sleep. The view from the top.

Uma pequena pausa durante o dia melhora a memória das crianças em idade pré-escolar, de acordo com um estudo publicado na revista PNAS por uma equipe de pesquisadores da Unidade do Sono da Universidade de Massachusetts (EUA).

“Os pequenos recordam melhor o que estão aprendendo se eles dormem a sesta”, indica a psicóloga Rebecca Spencer, uma das autoras do trabalho. Os resultados, obtidos após a análise do comportamento de mais de 40 crianças em um jardim de infância, indicam que cochilos ajudam a consolidar a memória e aprendizagem em uma idade precoce.

Estudos recentes já demostraram resultados semelhantes em adultos jovens, embora, segundo os pesquisadores, não há nenhuma evidência científica sobre os efeitos das sonecas em crianças pequenas. “Nós somos os primeiros a demonstrar a importância deste descanso em idade pré-escolar”, diz Spencer.

Para os resultados, os pesquisadores analisaram o comportamento de 40 crianças de diferentes jardins de infância através de um jogo de memória visual onde elas deveriam se lembrar da posição de diferentes imagens. Este teste foi realizado a todas as crianças depois de uma média de 77 minutos sesta, e se repetiu por outros dias sem descanso.

Os cientistas concluíram que, depois de uma sesta as crianças recordaram 10% mais posições de objetos do que quando elas estavam acordadas o dia todo. “Existe um benefício adicional para educação ao dormir durante o dia em uma idade jovem”, disse o autor do estudo.

Além disso, também foram analisadas as fases do sono e o processamento das memórias de outras 14 crianças para ver se essas capacidades melhoravam com a soneca. Durante o teste, os pesquisadores descobriram um benefício relacionado com o sono profundo (em que são fixadas as informações adquiridas durante o dia) e a memória.

Dicas extras

Este estudo prova que, tirar uma soneca no meio do dia é uma ótima maneira de melhorar a aprendizagem das crianças, e mais uma importante descoberta dos benefícios do sono e do descanso para nossa saúde, mesmo que seja por um curto período.

Mas os benefícios da sesta não se reservam apenas para as crianças, os benefícios do cochilo são para todas as idades. Se você não tem tempo para dormir um pouco durante o dia, é necessário que faça isso muito bem à noite.

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.

Divulgado em: Dicas Sobre Saúde – www.dicassobresaude.com

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Parto: vaginal ou cesariana

Sabe-se, atualmente, que mediante uma série de sinais complexos, mãe e criança realizam um compromisso que coloca um fim à duração da gravidez. Neste contexto,

Leia Mais »

Destaques da Semana

Destaques da Semana na Loja Materlife Kit berço – maria flor coral R$239,80     Kit Com 9 peças fabricado pela Sonho Encatado Confecções. Tecidos

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!