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Como a hipotonia atrapalha o desenvolvimento infantil

Tempo de Leitura: 3 minutos
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A hipotonia é uma condição caracterizada por diminuição do tônus muscular do corpo inteiro, mas em algumas situações pode afetar fortemente o tronco em relação às demais partes. Dentro do desenvolvimento infantil, a maior preocupação nesse campo é o comprometimento que a hipotonia pode gerar nas habilidades da criança; em alguns casos pode ser severo, já que o tronco tem relevância na função postural, na função respiratória e na função de linguagem e deglutição.

A hipotonia é uma característica comum encontrada em crianças com desenvolvimento atípico e essas características vão variar conforme o diagnóstico clínico da criança. Diversas são as condições que ocasionam a hipotonia: distrofia muscular, Síndrome de Down, síndromes raras, acondroplasia, autismo, paralisia cerebral, mielomeningocele e outras.

É muito importante que as crianças que apresentam essa característica sejam acompanhadas por fisioterapeutas pediátricos com ampla compreensão no tratamento e evolução dos diversos transtornos de desenvolvimento na infância, pois há diferenças importantes no tratamento de um quadro para outro. Por exemplo, a hipotonia em uma criança com autismo é completamente diferente da hipotonia que se observa em uma criança com mielomeningocele, ou de uma criança com paralisia cerebral.

As principais complicações da hipotonia para o desenvolvimento infantil: a presença de atrasos para a motricidade grossa e fina, a instabilidade postural, a fraqueza muscular, as dificuldades ligadas à linguagem e comunicação, as dificuldades relacionadas à deglutição, as dificuldades relacionadas à vulnerabilidade do sistema respiratório com maior frequência de quadros respiratórios, as fracas ou ausentes reações de proteção (mecanismos do corpo que ajudam a se proteger em caso de instabilidade), as quedas, os arrastos dos pés, e assim, sucessivamente.

É possível identificar se sua criança apresenta essa condição: bebês muito molinhos, e que mexem pouco, bebês que até o final do 3° mês não sustentam a cabeça, bebês e crianças que apresentam dificuldade em fechar a boca, e algumas vezes a saliva sai pelo cantinho. Crianças que andam, porém, caem com facilidade; crianças que arrastam o pé ao caminhar, crianças que não gostam de correr ou subir escadas e preferem manter-se quietas ou brincando de forma estática.

Não existe criança preguiçosa, existe criança que precisa de apoio profissional para alcançar seu potencial máximo em seu desempenho motor.

Destaco que a hipotonia afeta diretamente o movimento da criança, e dessa maneira, podem comprometer a alimentação, a deglutição, a respiração, o controle postural e a coordenação motora grossa e a autonomia desse pequeno. Se essa criança não se sentir segura para realizar tarefas que outras da mesma idade realizam, ela pode em algum momento preferir isolar-se; eis o valor da observação das habilidades no dia a dia, em casa ou na escola.

Caso surja esse comportamento de isolamento, temos novas questões: a pouca socialização da criança, e o impacto que isso pode ter na autoestima. Portanto, observem o desenvolvimento de seus filhos na rotina, conversem com os professores, e em caso de suspeitas de atraso ou dúvidas quanto ao desenvolvimento esperado para a idade, busquem um fisioterapeuta pediátrico.

Dra. Taciane Melo
Fisioterapeuta neuropediátrica, especializada em desenvolvimento de bebês,
Instrutora de Shantala,
Mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), Membro da La cause Des Bébés, associação francesa transdisciplinar de estudos e pesquisas sobre bebês, unidade Brasil.
Mentora de desenvolvimento infantil, atendimentos
online e presencial.
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