Clique e acesse a edição digital

Como estimular a autonomia do seu filho!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
cute-baby-going-their-first-steps

Na coluna deste mês eu te auxilio a saber quando e de que forma dar autonomia ao seu filho, vem comigo!

Entende-se por autonomia a capacidade de tomar decisões e realizar tarefas por conta própria, de forma independente. Incentivar a autonomia nas crianças estimula importantes habilidades cognitivas como a comunicação, criatividade e capacidade de resolver problemas, além de incentivar lógico habilidades motoras e de socialização.

Porém muitas vezes papais e mamães por pressa ou superproteção acabam por não incentivar a autonomia dos pequenos, mas lembrem-se que crianças autônomas serão adultos autoconfiantes e mais inteligentes emocionalmente já que desde pequenos aprenderam a lidar com frustrações e consequências das suas decisões.

E aí sabendo de tudo isso você já está curiosa para saber quando deve iniciar esse estímulo, não é mesmo? E eu te digo que isso começa muito cedo, desde bebezinho, quando seu filho ainda é muito dependente já existem estratégias que você pode adotar para iniciar o incentivo à autonomia do seu filho, como quando oferece ao seu bebê a oportunidade de explorar o ambiente, quando seu filho consegue se proteger ao cair e você o apoia e incentiva, quando você oferece a mamadeira ou o copo de água para seu filho segurar, todas essas suas atitudes são fomentam a independência do seu pequeno.

O ideal é que você incentive a independência do seu pequeno de forma gradual e supervisionada em tarefas da rotina da criança e família. Mas quando? Normalmente usamos momentos alguns momentos para incentivar a autonomia, como as refeições, vestimenta, higiene, tarefas doméstica e estudos. Vamos à exemplos práticos:

• Quando for liberada a IA, o que usualmente ocorre por volta dos 6 meses, você pode optar pelo método BLW para incentivar que seu bebê toque nos alimentos e leve-os à boca, incentivando sua autonomia na alimentação;

• Entre os 6 e 12 meses os bebês começam a segurar as mamadeiras, outra forma de incentivar a independência. Esse tempo pode variar de acordo com a experiência de cada criança com o objeto citado;

• Por volta dos 11/12 meses seu pequeno começa a apontar objetos com algum objetivo, é uma forma de comunicação, sendo assim o incentive a mostrar o que quer, quais são suas vontades, mostre a comida no prato e pergunte qual ele quer comer primeiro;

• Ofereça talheres ao seu filho para que ele possa se alimentar de forma independente;

• Aos 2 anos seu filho já deve guardar seus próprios brinquedos, porém o exemplo e incentivo deve ser iniciado desde o primeiro ano;

• Ainda por volta dos 2 anos incentive seu filho a escolher roupas, por mais que o seu senso de estilo e estética não seja o mesmo que do seu filho, o importante é que ele entenda que pode fazer escolhas e sinta-se bem com as mesmas;

• Sobre hábitos de higiene: dos 2 aos 4 anos incentive seu filho a lavar as mãos e escovar os dentes, após isso limpar-se, tomar banho.

Estes são somente alguns exemplos de como e quando você pode incentivar seu filho, mas o ideal é você ter em mente que deve ensinar, supervisionar e aos poucos aumentar a quantidade e complexidade das tarefas propostas, além de poder ir diminuindo o auxílio.

Lembre-se incentivando a autonomia do seu filho você o tornará um adulto muito melhor e este é nosso objetivo como pais, criar alguém melhor para o mundo!

Espero ter te ajudado de alguma forma! Até o próximo mês!

Dra. Patrícia Lattaro
Fisioterapeuta, mãe do Gabriel, apaixonada por bebês e seu desenvolvimento, pós-graduada em Reabilitação Neurofuncional pela Universidade Federal de São Paulo. Há 15 anos uso meu conhecimento para auxiliar famílias a entender o desenvolvimento de seus bebês de forma descomplicada.
patilattaro@gmail.com
@patricialattaro.fisio
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!