Clique e acesse a edição digital

Como identificar a apneia do sono em bebês?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
retrato-de-bebe-dormindo

A apneia do sono em bebês é um distúrbio caracterizado pela suspensão temporária da respiração, essa interrupção pode ser parcial (restando uma pequena passagem de ar), ou total, que é quando não há qualquer troca de oxigênio nesse período, ela é mais frequente em adultos, mas também pode afetar crianças pequenas e ser vista como um sintoma de distúrbio de sono do bebê, embora a faixa pediátrica seja mais em comum entre 2 e aos 7 anos. Bebês com apneia também tendem a respirar pela boca, visto que, dessa forma, conseguem aumentar o volume de ar que recebem.

Quando acontece a apneia do sono há a diminuição do volume de oxigênio no sangue e no cérebro, condição que, se agravada, pode comprometer seriamente esse órgão e várias outras funções corpóreas.

O que pode causar a apneia em bebê e em crianças o principal fator de risco é o aumento da adenoide, e das amígdalas. Isso acontece porque, nos pequenos, os dutos de passagem de ar são menores. Com um diâmetro limitado, ele pode colapsar em certos períodos do descanso da criança, impedindo a passagem correta do ar.

Outras causas da apneia do sono podem ser:

• asma

• bronquiolite

• pneumonia

• má-formação da face ou do crânio

• refluxo gástrico

• convulsões

• obesidade

• entre outros

Como podemos identificar a apneia do sono em bebês e crianças?

O principal sistema da apneia é o ronco, não há apneia noturna sem ronco, e também as pausas na respiração durante o sono, a criança pode ter dificuldade em ganhar peso

Outra manifestação clara da apneia é a parada da respiração e a mudança do ritmo dessa função.

Qual é o tratamento para a apneia do sono em bebês?

O tratamento da apneia do sono para bebês está diretamente relacionado à sua causa, e algumas situações em que pode ser necessário procedimento cirúrgico, como nos casos em que as amígdalas estão aumentadas.

E quando não tratado a apneia do sono em bebês gera inúmeros problemas a criança como danos cerebrais, retardo no desenvolvimento e hipertensão pulmonar. Em quadros mais graves de apneia do sono em bebês, pode ser necessário o uso de um equipamento chamado CPAP que é um aparelho de pressão positiva gerando um fluxo de ar contínuo nas vias aéreas através de uma máscara nasal ou oronasal, avaliado e ajustado pelo Fisioterapeuta Respiratório.


Dra. Thais S. Rodrigues

Fisioterapeuta, apaixonada pela área da fisioterapia respiratória, formada pela Universidade Metodista de Piracicaba.
Pós-graduada em Terapia intensiva, Fisioterapia Neurofuncional pediátrico e adulto, Cuidados Paliativos e Oncologia. Há 9 anos Reabilitando Vidas.

@drathaissoleira
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!