Gestante hipertensa: Saiba quais são os alimentos que podem ser consumidos
Para algumas futuras mamães a gravidez pode vim acompanhada de uma série de complicações e uma delas pode ser uma a hipertensão.
Esse mal acomete 7% das gestantes, sendo indispensável à mulher manter alguns cuidados para conseguir ter uma gestação saudável sem prejudicar o bebê.
“A hipertensão é mais comum em mulheres acima de 35 anos e também em gestantes de primeira viagem. Entretanto, a doença pode atingir qualquer mãe mantenha os níveis de estresse elevados, consumo em excesso de sal ou que ingere menos proteínas, pacientes com histórico familiar da doença”, afirma o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.
A hipertensão gestacional impede que a criança tenha um desenvolvimento saudável e no futuro ela pode apresentar problemas respiratórios. “A doença ainda tem a capacidade de reduzir o líquido amniótico atrapalhando a passagem de oxigênio pela placenta e o bebê também passa a se movimentar muito pouco”, explica o médico.
Monitorar a pressão com frequência é fundamental para a mãe evitar a hipertensão na gravidez. “Quando a hipertensão é identificada na gestação no terceiro trimestre é chamada de pré-eclâmpsia. Alguns sintomas como inchaço de mãos e face, perda de proteínas na urina pode indicar a doença”, revela o nutrólogo.
Os cuidados nutricionais na gestação devem ser redobrados para garantir a saúde da mãe e do bebê. “Controlar o peso nos nove meses é fundamental para evitar a obesidade”, diz o Dr. André.
É importante começar a se preocupar com a alimentação até mesmo antes da gestação. “A mulher precisa manter uma alimentação saudável e rica em ácido fólico. O ideal é consumi-lo três meses antes da concepção”, sugere o médico.
Alimentação na gestação
A gestante precisa consumir entre 1.800 e 2.000 calorias por dia. “A mulher tem que ter a consciência que não há necessidade dela comer por dois. É importante ingerir as calorias adequadas e controlar o aumento do peso”, informa o Dr. André.
Além de consumir os alimentos corretos, é importante ficar de olho no sal. “A gestante hipertensa não deve ultrapassar o consumo de 570 miligramas de sal por dia, o que equivale a ½ colher de café”, recomenda o nutrólogo.
Infelizmente não é possível prevenir a hipertensão gestacional, mas com acompanhamento pré-natal, entre outros cuidados é possível evitar complicações durante a gestação. “Uma boa alimentação, controlar o consumo de sal, praticar atividades físicas de acordo com a recomendação do médico, a mulher pode ter uma gestação tranquila e ainda assegurar a saúde do bebê”, aconselha o Dr. André.
Confira alguns alimentos que podem ser consumidos sem colocar a saúde do bebê e da gestante em risco:
Leite desnatado: rico em cálcio o leite não deve faltar na dieta. O cálcio ajuda na diminuição da pressão sanguínea.
Espinafre, cenoura, maracujá, banana: alimentos ricos em potássio estimula a eliminação do sódio no organismo.
Alho: é antioxidante e rico em vitamina C. Esse nutriente também auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos reduzindo a pressão.
Salsa, cebolinha, coentro, alecrim: as ervas também contribuem para a diminuição da ingestão de sódio, um dos inimigos das mamães hipertensas.
Fonte: Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso