Tornar-se mãe é uma experiência marcante para qualquer mulher, mas depois de nove meses vestindo roupas largas, a única coisa que é a mulher quer é voltar à sua forma pré-gravidez. Só que voltar à forma depois do parto é um desafio. É preciso esperar o resguardo para praticar exercícios físicos e dietas não são aconselhadas. Para emagrecer, a chave está no ato mais comum entre mamãe e bebê: a amamentação.
Se você quer realmente emagrecer, não use a gravidez e os cuidados com o bebê como desculpa para relaxar. Aproveite esse período para corrigir a alimentação, explica a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.
Veja algumas dicas para entrar em forma e os conselhos da médica Liliane Oppermann.
Amamentar o seu bebê: Uma boa maneira de se perder peso é o aleitamento materno. Uma das principais razões do ganho de peso durante a gravidez é o armazenamento de energia calórica para amamentar o seu bebê. A amamentação pode te fazer queimar em torno de 200 a 500 calorias por dia.
Cuidado com o sal: Consuma produtos com baixo teor de sódio, pois retêm líquidos
Seja paciente: Não espere usar aquela calça jeans favorita de um dia para o outro.
Alimentos Integrais: Aumente a ingestão de alimentos integrais e ricos em gordura vegetal (como amêndoas e azeite de oliva) e potássio (presente em vegetais verde-escuros e frutas), controle o açúcar e fracione bem a dieta, comendo pouco e até oito vezes por dia.
Cuide da alimentação: Faça uma alimentação equilibrada e variada. Grandes restrições calóricas podem prejudicar a oferta de nutrientes para o bebê. É importante beber bastante líquido, evitar gorduras e distribuir as refeições ao longo do dia.