Clique e acesse a edição digital

Envolvimento parental na alfabetização: papel fundamental no desenvolvimento infantil

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Family writing in book while standing at table in house

 67,6% dos pais precisaram ser mais ativos na educação dos filhos após o início da pandemia 

Os primeiros passos no processo de alfabetização de uma criança são cruciais para seu desenvolvimento acadêmico. Nesse contexto, a contribuição dos pais desempenha um papel fundamental. O envolvimento ativo e positivo familiar pode criar uma base sólida para o sucesso na alfabetização, fornecendo às crianças habilidades necessárias para a vida. De acordo com uma pesquisa realizada pela startup Piva Educacional, com 1.500 famílias, 67,6% dos pais precisaram ser mais ativos na educação dos filhos após o início da pandemia, o que aproximou ainda mais a relação entre responsáveis e escola. Manter uma comunicação aberta com professores e a escola é essencial para apoiar o processo de alfabetização. Participar de reuniões escolares, estar ciente do progresso acadêmico e colaborar com educadores permite uma abordagem holística para o desenvolvimento educacional da criança. 

Uma maneira poderosa de os pais contribuírem para o processo de alfabetização, é estabelecer o hábito da leitura em casa. Ler regularmente para os filhos, não apenas fortalece os laços emocionais, mas também desenvolve o vocabulário e a compreensão textual. Isso cria uma afinidade natural com a leitura, tornando-a parte integral da vida cotidiana. 

Os pais servem como modelos de comportamento para seus filhos. Demonstrar entusiasmo pela leitura, escrever regularmente e mostrar interesse pelas atividades relacionadas à linguagem envia uma mensagem positiva sobre a importância da alfabetização. As crianças são suscetíveis à imitação, e essa modelagem tem um impacto duradouro em seu desenvolvimento.  Incorporar atividades interativas pode tornar o aprendizado divertido e envolvente. Jogos de palavras, quebra-cabeças e atividades práticas de escrita estimulam o desenvolvimento da linguagem de maneira lúdica. Pais que participam desse processo não apenas promovem a alfabetização, mas também fortalecem os laços familiares. Ao se envolverem ativamente, desempenham um papel vital na construção de uma base sólida para o sucesso educacional de seus filhos.

Dra. Danielle Negri
Médica pediatra e neonatologista, com mais de 17 anos de experiência. É CEO de um complexo pediátrico no Leblon. Formada pela UFF, possui mestrado pelo conceituado Instituto Fernandes Figueira. Responsável pela UTI neonatal da Perinatal. Anualmente, viaja para os EUA para apresentar suas pesquisas e se atualizar nos congressos mais importantes da área pela Academia Americana de Pediatria e pela Sociedade de Neonatologia. 
@dradaniellenegri
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O que é a dermatite?

A dermatite é um problema da pele que também pode ser chamado de eczema. Existem vários tipos de dermatite, dependendo da causa. Todas elas têm

Leia Mais »

Esperando o segundo filho

A melhor sugestão de todas: fique tranqüila. As crianças vivem como vivem os adultos que as rodeiam. Se você estiver ansiosa com o modo como

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!