Clique e acesse a edição digital

Hemangioma: marcas de nascença podem ser tratadas

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
a baby girl of six months with a red hemangioma or a benign tumor on her head on a white cotton bed in a bodysuit on a bed at home

Algo muito corriqueiro entre os recém-nascidos são as marcas de nascença. As mais comuns são causadas pelo acúmulo de vasos sanguíneos sob a superfície da pele, como é o caso do hemangioma.

Trata-se de pequenos tumores benignos formados que, geralmente, surgem durante a formação do embrião, antes do nascimento. “O hemangioma pode ocorrer em diversos órgãos, entre eles a pele e o fígado. Na pele, ele aparece como manchas ou tumorações avermelhadas ou arroxeadas”, explica o angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

De acordo com o especialista, os tipos mais comuns de hemangiomas são o plano, o angioma rubi, o granuloma piogênico e a mancha vinho do porto. “O hemangioma pode trazer algumas complicações dependendo do lugar no qual se instalou. Um exemplo é quando nascem nas pálpebras, impedindo a visão e às vezes resulta em ambliopia, ou ainda na região subglótica ao provocando obstrução respiratória”, informa.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemangioma e Linfangiomas (Abraphel), aponta que 60% dos hemangiomas surgem na cabeça e pescoço, sendo classificados como plano e tumoral. “Esse tumor benigno pode estar situado nas camadas mais profundas da pele, sendo denominado de hemangioma cavernoso, situado nas camadas superiores da pele (hemangioma capilar) ou acometer de ambas as formas”, afirma Elwing.

O angiologista assegura que o tipo mais frequente de angioma é o rubi que são pequenas “bolinhas” vermelhas que aparecem, especialmente, no tronco de indivíduos de ascendência ibérica ao longo da idade adulta. “Os corticoides sistêmicos e o imiquimod tópico são medicamentos que ajudam a cessar o crescimento do tumor. Mas para isso, é necessário buscar orientação médica”, alerta.

Diagnóstico e tratamento

É importante que os pais estejam atentos a formação de bolinhas avermelhadas no corpo da criança. E em caso do aparecimento de alguma anomalia é importante consultar um especialista para que ele faça o diagnóstico do problema por exame físico ou, em casos de lesões mais profundas, através de uma tomográfica computadorizada ou por ressonância magnética.

O especialista em cirurgia vascular ressalta ainda que em 70% dos tumores vasculares que ocorrem na infância estão localizados na região da cabeça. Por este motivo, o diagnóstico é essencial para evitar complicações futuras no crescimento do bebê como a evolução do mesmo para uma lesão mais grave.

O tratamento para as lesões pequenas é realizado através de tratamento com laser associado a medicações por via oral e as vezes a tratamento cirúrgico com laser endovascular. “Mas o tratamento com o laser é o mais indicado. Nos tumores maiores a indicação é o uso de laser para a redução de tamanho já que a luz emitida pelo mesmo atua danificando os vasos que formam o hemangioma, porém, sem causar agressões a pele”, finaliza Ary Elwing.

Fonte: Dr. Ary Elwing – CRM-22.946, angiologista, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Por que a gagueira acontece?

Conforme seu filho vai aprendendo a transformar os pensamentos em sons inteligíveis, ele provavelmente cometerá erros, especialmente quando estiver cansado, excitado ou irritado. A fala

Leia Mais »

Trabalho e Maternidade

Seu bebê nasceu! Você e ele viveram um período de grande envolvimento, mas a licença-maternidade acabou e agora é preciso retornar ao trabalho. Como conciliar

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!