Clique e acesse a edição digital

Higiene bucal do bebê: como e quando fazer?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
little-1200

Já foi comprovado inúmeras vezes que para manutenção da saúde, a higiene bucal é fundamental.

Exatamente por este motivo, os cuidados com a higiene bucal devem ser estabelecidos como uma rotina desde cedo.  Assim que o bebê vai pra casa já é possível fazer a limpeza das gengivas com a Solução Higienizadora Inphloral, apresentado em frasco spray ou em lenço descartável, desenvolvida exatamente para este fim.

Sempre que o bebê regurgitar deve-se limpar gengiva, mucosa e língua do bebê evitando-se desenvolvimento de doenças fúngicas ou bacterianas na boca.

Também é aconselhável promover a higiene bucal nos futuros horários de escovação. Desta forma o bebê já vai se acostumando com os horários da futura rotina.

Normalmente por volta do 6º mês de vida, aparecem os primeiros dentes.

Quando os dentes estiverem presentes é importante iniciar a escovação dos mesmos.

Este hábito pode ser introduzido de forma lúdica e divertida! Tudo que é feito com alegria, diversão e carinho é muito mais gostoso e reforça o hábito de uma forma positiva e duradoura, evitando desgastes, brigas e gritaria entre pais e filhos por falta de cooperação da criança quando do momento da escovação.

Foi desenvolvida pesquisa comparando-se a eficácia da escovação em bebês entre 6 a 36 meses de idade, utilizando-se quatro tipos diferentes de aparatos:  dedeira de silicone, compressa de gaze, escova de dentes infantil tradicional e escova elétrica.

Comparou-se cada método para remoção da placa dental em cada criança estudada. A dedeira de silicone e compressa de gaze foram insatisfatórias para esta finalidade pois a placa se espalhava pelo dente e não era removida.

As escovas foram as mais eficazes, em especial a escova elétrica, que apresentou a menor rejeição entre as crianças acompanhadas.

A escovação dos dentes presentes na boca do bebê deve ser realizada após as principais refeições e antes de dormir. É recomendado continuar a limpar sua mucosa e gengiva com gaze e Solução Higienizadora Inphloral. Se os dentes estiverem em contato entre si, é indicado a passar o fio dental entre eles pra remover placa, evitando o aparecimento de cárie ou tártaro.

Desta forma a criança vai crescendo com este hábito já fazendo parte de sua vida e consegue-se, desta forma, manter a sua saúde de uma forma saudável e divertida. Mas, fica a dica: até os seis anos de idade a criança não é capaz de realizar a escovação corretamente, por ela mesma! Os pais precisam sempre colaborar neste momento finalizando este processo.  Somente aos oito anos de idade as crianças já podem executar o processo sozinhas com menor supervisão dos pais!

Fonte: Marcia Amar

Especialista e Mestre em Odontopediatria

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Por que falar de fotoproteção?

Os dermatologistas chamam a atenção cada vez mais sobre a importância da fotoproteção adequada, um assunto muito presente no nosso cotidiano, principalmente em um país

Leia Mais »

Estrias na gravidez

50% a 90% das mulheres sofrem com estrias pós-gestação, mas saiba que dá para amenizar esse problema. Quando se fica grávida, algumas questões vêm a

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!