Clique e acesse a edição digital

Melasma

Tempo de Leitura: 3 minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Woman, beauty and freckles, curly hair and facial treatment, makeup and body care aesthetics, shine or glow on studio background. Young model, melasma face and natural cosmetics, skincare or wellness.

O melasma é uma condição dermatológica caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele que acometem áreas expostas ao sol. Incide em todas as raças e em ambos os sexos, predominando em mulheres em idade fértil e de fototipos mais elevados.

O melasma tem inúmeras causas e a exata origem ainda permanece desconhecida, sabendo-se que a radiação ultravioleta é o fator preponderante. Outras condições implicadas são o uso de contraceptivos orais, tratamento hormonal, gravidez e história familiar. Estudos recentes apontam que de 55% a 64% casos dessa condição têm história familiar positiva, sugerindo a predisposição genética para o melasma

As manchas escurecidas surgem porque os melanócitos, que são as células da pele responsáveis pela produção de melanina (substância que dá a cor da pele), começam a trabalhar exageradamente, produzindo melanina em excesso, o que resulta em escurecimento localizado da pele.

Essa melanina em excesso pode se localizar na epiderme (camada mais superficial da pele), na derme (camada mais profunda da pele) ou em ambas, determinando o melasma epidérmico, dérmico ou misto, respectivamente.

Essa classificação é útil pois ajuda o médico dermatologista prever o grau de sucesso do tratamento, já que quanto mais profundo localiza-se o pigmento, mais difícil é alcançá-lo.

O melasma é uma condição crônica e recorrente. Quando as manchas surgem por conta de gravidez ou tratamento com hormônios, elas podem desaparecer após o parto ou ao final do tratamento.

Na maioria dos casos, porém, as lesões são persistentes, tendem a melhorar com o tempo, mas não desaparecem totalmente.

Independentemente da causa, as manchas tendem a piorar com a exposição solar.

O tratamento do melasma inclui disciplina e persistência, pois os resultados são lentos e como a exposição solar é um agente estimulante, desencadeante e agravante, recomenda-se que os pacientes em tratamento evitem o sol.

Proteção solar é fundamental para todos os tipos de manchas

independentemente do seu tipo de pele. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo nos dias nublados ou chuvosos

O tratamento é feito com cremes clareadores, que podem ser a base de hidroquinona, ácido retinóico, ácido glicólico entre outros, a fim de clarear a pele e manter a via da pigmentação bloqueada, evitando que a mancha reapareça. Atualmente existem diversos agentes clareadores, que podem ser utilizados com orientação médica conforme cada caso. Para potencializar o tratamento e obter um clareamento mais rápido e eficaz, são realizados alguns tratamentos como peeling químico e tratamentos a laser. Estes tratamentos devem ser bem escolhidos e orientados pois nem todos os tipos de peeling ou de laser são recomendados. Eles auxiliam no clareamento, mas precisam muito da complementação do filtro solar e dos clareadores para que as manchas não voltem ou piorem após o tratamento.


Dra. Fernanda Módolo de Paula de Moura Campos
Médica Dermatologista com título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia
CRM 120155
RQE 67162
femedmodolo@yahoo.com.br
@femodolo.dermato
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

A era das fotos digitais

Na era das fotos digitais podíamos esperar que o trabalho dos fotógrafos profissionais fosse resumido em função das câmeras estarem mais acessíveis aos lares de

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!