Clique e acesse a edição digital

MEU FILHO ESTÁ DEMORANDO A FALAR, DEVO PROCURAR UM FONOAUDIÓLOGO?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com a especialista Ana Paula Bautzer, fonoaudióloga da Clínica de Especialidades Integrada, o atraso da fala pode estar relacionado à alterações auditivas, problemas neurológicos, visuais, ambientais e até psicológicos. “Para a criança falar, ela precisa ouvir bem. A deficiência auditiva distorce o som e o bebê pode não ouvir, dificultando o desenvolvimento da fala. Outro fator que contribui muito para esse atraso é o ambiente em que ela vive. Se os pais fazem tudo pela criança, ela também pode não sentir a necessidade de falar”, explica a fonoaudióloga.
Caso a criança apresente alterações neurológicas e/ou anatômicas como paralisia cerebral, síndromes genéticas, alterações craniofaciais ou sofra com algum trauma ou mudança emocional como, por exemplo, a chegada inesperada de um irmãozinho e a separação dos pais, pode apresentar alteração no desenvolvimento da fala. “Se os problemas não são diagnosticados e tratados com antecedência, os sintomas podem se estender causando grandes transtornos para a criança e para sua família”, destaca a especialista.
Quando devo me preocupar com a fala do meu filho?
Os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento da fala. Caso a criança entre um ano e dois não demonstre ou expresse a sua vontade, ou que não pronuncie nenhuma palavra mesmo com troca, é interessante procurar um especialista. “Neste caso, o fonoaudiólogo fará uma avaliação para identificar se existe um atraso e suas causas. Quando procurado com antecedência muitas vezes uma orientação familiar resolvem o problema e evita que a criança sofra constrangimentos na sociedade”, ressalta Ana Paula.
Fale, brinque, estimule…
Para estimular a fala, os pais devem manter uma conversa com a criança para que ela assimile os movimentos da boca e note as expressões do rosto. Na fase de desenvolvimento da fala, é fundamental evitar falar em diminutivos para não atrapalhar o seu entendimento. “As brincadeiras são uma forma de aprendizado. Existem atividades simples que estimulam a fala e linguagem da criança, como: na hora do banho, nomeie as partes do corpo com perguntas, “Cadê o seu pé?” ou “Cadê a sua barriga?”; ou quando estiver lavando a parte do corpo sempre fale o que está lavando ou ensaboando. “Quanto mais falarmos usando verbos de ação, e nomeiando as coisas, fica mais fácil para a criança entender que cada coisa tem um nome e cada ação também, esses exercícios podem estimular bastante a criança”, aconselha a fonoaudióloga.
O convívio com outras crianças também estimula o desenvolvimento da fala e da linguagem. Por esse motivo, incentive o convívio social de seu filho.
As primeiras palavras
Todos os pais ficam ansiosos para ouvir o filho pronunciar as primeiras palavras. Porém, algumas crianças demoram um pouco mais. Por isso, vença a ansiedade e estimule o pequeno. A especialista dá algumas dicas:
• Observe os movimentos do seu filho e verbalize a ação.
• Traduza os gestos e ações do bebê em palavras.
• Não interprete a criança rapidamente, cedendo o seu desejo, incentive-a falar, porém tome cuidado para não iludi-la sempre, para que esse ação não se torne muito negativa.
• Nomeie os objetos e converse com ela explicando para que servem.
• Evite usar diminutivos na hora da conversa.
• Imite os sons de bichos, barulhos de carros etc para que a criança possa produzir e brincar.
• Se a criança aceitar leia livros de histórias infantis, conte a história com entusiasmo para chamar atenção do bebê.

Fonte- Ana Paula Bautzer, Fonoaudióloga da Clínica de Especialidades Integrada

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

BOTOX NA GESTAÇÃO PODE?

Segundo o cirurgião plástico Luiz Mendonça Mendonça Pereira (CRM-114141), da Clínica Bertolini, durante a gravidez é importante não tomar atitudes impulsivas que possam comprometer o

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!