O primeiro dentinho da grande maioria das crianças nasce aos 6 ou 7 meses de idade. Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano. Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes-de-leite.
Que reações a chegada dos dentes pode causar?
- Maior produção de saliva
- Gengiva inchada
- Perda de apetite ou preferência por comer alimentos mais líquidos
- Irritação, causada pela dor e pelo incomodo dos dentes começando a romper a gengiva
- Sono prejudicado
- Febre
- Hábito de puxar a orelha ou colocar o dedinho dentro da orelha (a dor na gengiva costuma irradiar para essa área e o bebê coloca o dedinho ali porque algo o está incomodando)
O que fazer para amenizar o desconforto?
- Dar mordedores para o pequeno morder. Se forem gelados, melhor ainda. Particularmente, aqui em casa os mordedores gelados não fizeram sucesso (Léo detestou), mas acho válido experimentar.
- Alimentos frios também ajudam. Amenizam a dor.
- Massagem feita o dedo bem limpo ou com uma dedeira de silicone.
- Medicação: em alguns casos, se o desconforto estiver muito grande, o pediatra poderá indicar algum analgésico. Mas isso somente o pediatra poderá indicar.
- E, por fim, procurar um odontopediatra, que poderá orientá-la melhor nos cuidados para evitar o desconforto e na higiene dos dentes que estão chegando.
Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador. Divulgado em: Blog da Cegonha – Juliana Araujo