Clique e acesse a edição digital

O que a criança precisa saber para iniciar uma atividade física

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A criança não é um adulto (atleta) em miniatura.

Nas últimas duas décadas vêm-se notando uma redução na idade de início de treinamentos regulares e atividades competitivas em esportes como o tênis, natação, ginástica e futebol. Nesta prática esportiva precoce é muito difícil conhecer com precisão as características do futuro atleta de elite quando este ainda é muito pequeno.

Esta criança pode estar sendo iniciada precocemente na prática esportiva para a qual ela não tem as mínimas condições especiais exigidas. Além disso, a conquista de títulos e medalhas nesta fase não é garantia de sucessos esportivos quando este atleta se tornar adulto.

O principal fator de risco relacionado a pratica de atividades físicas na infância e que devem ser observados antes de iniciá-la, são:

– escolha do esporte ideal para idade;

– intensidade e freqüência do treinamento; – condicionamento global;

– flexibilidade;

– uso de equipamentos de segurança;

– condições médicas de cada candidato a determinado esporte.

A competição desportiva pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e de socialização, pois gera experiências de atividades em grupo e coloca a criança frente a situações de vitória e derrota. Entretanto, quando há cobrança excessiva por desempenho pelos pais e treinadores, podem trazer conseqüências indesejáveis.

A prática de treinamentos intensivos e constantes, leva a repetição de um determinado movimento aumentando o risco de lesões por esforços repetitivos e lesões agudas devido ao maior tempo de exposição a ações que podem imprimir grandes cargas biomecânicas ao corpo da criança.

O treinador ou professor, na falta de conhecimentos específicos relacionados ao crescimento da criança, pode elaborar um treinamento falho em vários aspectos e pode ser prejudicial à saúde da criança.
Por isso, o treinamento em crianças e jovens consiste de um processo sistemático a longo prazo, com objetivos, programas e procedimentos diferentes de um treinamento de adultos, onde o crescimento e o desenvolvimento têm prioridade.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Circular Cervical

Cordão umbilical ao redor do pescoço do bebê. É tão perigoso quanto dizem? O cordão ao redor do pescoço do bebê, também conhecido como circular

Leia Mais »

A vinda do primeiro filho

Como evitar que as dificuldades naturais desta etapa influenciem negativamente a vida da futura família que se inaugura? Parece haver um consenso, pelo menos por

Leia Mais »

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é uma situação bastante delicada e muito mais comum do que as pessoas pensam. O Brasil tem um número muito expressivo

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!