Clique e acesse a edição digital

Os cuidados com Gêmeos

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É claro que o ideal seria que todas as mães conseguissem se preparar e também adequar o ambiente para receber o bebê que vai nascer. No entanto, nas gestações múltiplas, tais cuidados merecem ser encarados com especial atenção, principalmente no tocante à logística exigida por mais de um bebê.
A segurança da mãe facilita bastante os cuidados que prestará a eles, e o que pode contribuir para essa segurança é obter informações sobre como cuidar dos bebês, além do conhecimento sobre o desenvolvimento deles.
Hoje em dia, existem muito cursos psicoprofiláticos, que incluem até aulas práticas de puericultura. Contudo, apesar de serem voltados para os cuidados de um único bebê, é possível aprender muitas coisas e aplicá-las aos gêmeos ou trigêmeos – e assim por diante… Esses cursos não devem substituir o que as mães sabem intuitivamente a respeito dos filhos, mas podem ser complementares.
Muitas mães se apavoram quando pensam na chegada dos bebês – e um dos assuntos que mais as assustam e preocupam é a amamentação.
A orientação sobre o posicionamento dos bebês ao seio, por exemplo, é muito importante. Entretanto, as mães são diferentes, e cada bebê tem necessidades distintas que devem ser levadas em consideração. Por esse motivo, deverão encontrar a melhor maneira e posição para o aleitamento, ora com dois bebês juntos, ora com cada um individualmente e, para isso, o tempo e a convivência serão os maiores aliados.
Nos cuidados com gêmeos ou múltiplos, a sobrecarga de trabalho aumenta, pois nem sempre um bebê tem o mesmo ritmo que o outro e, independentemente disso, necessitam de cuidados que devem ser ministrados de maneira individual, pois apesar do tempo que estiveram juntos no ventre materno, são indivíduos com personalidades e necessidades diferentes. É fácil cair na padronização dos cuidados, no entanto, deve-se dar muita atenção a isso, porque os bebês se desenvolvem individualmente. Em especial no início da vida, essa atenção deve ser dispensada levando em conta cada bebê, para que se constitua tanto física como psiquicamente saudável.
Com gêmeos ou múltiplos é preciso ter muita atenção, pois apesar da importância de cada um se desenvolver sua personalidade, não é fácil encontrar o meio-termo. Os recém nascidos, necessitam ainda muito da companhia um do outro, e mantê-los separados o tempo todo também não é saudável. Na verdade, é difícil descobrir como isso pode ser feito, mas a convivência com eles pode dar essas respostas, o que requer tempo e paciência. Por esse motivo, aconselho que as mães não hesitem em buscar ajuda para se sentirem seguras em relação ao que conhecem dos filhos.

Cynthia Boscovich
Psicóloga clínica, psicanalista. Além de atender adolescentes e adultos em seu consultório, possui um trabalho específico com grávidas, mães e bebês, na área de prevenção e tratamento.
www.cuidadomaterno.com.br
Tel. (11)5549-1021

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!