Clique e acesse a edição digital

Picadas de insetos, o que fazer quando seu filho é picado

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Little girl has skin rash allergy and itchy on her arm from mosquito bite

Entre os 6 meses e os 10 anos, as reações alérgicas às picadas de insetos são mais comuns. Saiba o que fazer se seu filho sofrer uma picada e quando se preocupar.

As picadas de insetos em crianças podem trazer bastante desconforto, além de gerar preocupação aos pais. Mas será que elas são tão perigosas assim mesmo? Ou são simplesmente uma irritação na pele.

O Brasil é um país tropical e é um ambiente propício a diversos tipos de insetos. Isso se intensifica durante o verão, onde a proliferação de mosquitos, aranhas e outros insetos é mais intensa.

Para os pais, isso é bastante importante. Entender quais são os reais perigos, o que se pode fazer, e quando se preocupar é essencial para manter os pequenos seguros em todas as épocas do ano.

Quando causadas por mosquitos ou pernilongos as picadas de insetos tendem a ser inofensivas. Elas causam apenas uma irritação, seguida de leve inchaço e coceira no local, sem mais complicações.

A orientação é que os pais higienizem as próprias mãos e, em seguida, lavem a região da picada com água e sabão. Isso ajudará a diminuir significativamente o risco de infecções secundárias locais, pois o buraquinho da picada é uma porta de entrada para diversas bactérias.

A coceira também precisa ser controlada, já que as unhas podem estar sujas e aumentam o risco de contaminação local. Sabemos que em relação às crianças isso pode ser meio complicado, por isso tentar manter as mãozinhas limpas e as unhas bem cortadas ajuda.

Existem situações em que o inseto deixa o ferrão, como por exemplo, nas picadas de abelhas e marimbondos. Nesse caso o cuidado tem que ser um pouco maior.

O ferrão deve ser observado, se ele for visível pode ser retirado com uma pinça esterilizada, e jamais devemos espremer a lesão. A chance de o ferrão penetrar mais quando esprememos é grande, o que dificulta a situação. Portanto, se o ferrão não estiver visível, o ideal é levar a criança ao médico para que ele seja retirado de forma adequada.

Uma das grandes preocupações é o desenvolvimento de alergias moderadas a graves após uma picada de inseto. Na maioria das vezes, ela é desconhecida até que apareça pela primeira vez.

O mais importante é saber identificar uma manifestação alérgica o quanto antes. Os sintomas são muito variáveis e podem ser diferentes entre uma criança e outra. Por isso, vou listar aqui o que temos que prestar atenção.

Sintomas simples incluem:

  • Vermelhidão forte;
  • Inchaço pequeno ou moderado na região;
  • Quentura na região;
  • Dor fraca ou moderada.
  • Ao notar que os sintomas não são uma simples picada de pernilongo, buscar ajuda e avaliação de um médico pediatra é importante. Os sinais de gravidade são:
  • Rouquidão;
  • Falta de ar;
  • Inchaço nas mucosas;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Vômitos e náuseas;
  • Febre.

Outros sintomas que não são frequentes, mas que chamam atenção para uma reação com maior gravidade, são os desmaios, batimentos cardíacos acelerados ou manchas vermelhas pelo corpo, longe do local da picada.

Se a criança já tem alguma alergia conhecida, pode fazer uso do antialérgico ainda em casa, mas não pode deixar de ir ao hospital para ter atendimento especializado e para que as possíveis reações sejam tratadas rapidamente e adequadamente. Qualquer dúvida sigo a disposição.

Dra. Carla Spido Marchioro
Médica apaixonada por pele, mas acima de tudo por pessoas! Aliando saúde, bem-estar e estética, na busca da sua melhor versão.
Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Pós-graduada pela IPCG e Especializada em Cosmiatria
@dracarlamarchioro
carlasmarchioro@gmail.com
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Quem Somos

EMPRESÁRIO INVESTE EM SEGMENTO MATERNO E VIRA REFERÊNCIA Michel Wajchman pode ser considerado um empreendedor de sucesso. O jovem que sempre exerceu a profissão comercial

Leia Mais »

Entenda e combata a asma

A principal característica é ser uma doença inflamatória (por isso a denominação popular de bronquite ou bronquite asmática), por um processo de caráter imunológico sistêmico,

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!