Clique e acesse a edição digital

Porque é importante guardar os dentes de leite do seu filho?

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
baby boy with curly red hair in blue dental chair. Children's dentist

A queda do dente de leite é um momento especial para toda criança e há sempre a tal expectativa criada com a fada dos dentes e a cada dente que cai receber uma prenda. Muitas mamães jogam os dentinhos em cima do telhado de alguma casa ou acabam por transformá-los num pendente, ou ainda acabam por deixá-los guardados numa caixinha. Porém um estudo realizado em 2003 demonstrou que a dentição de infância é rica em células-tronco e podem ser armazenados para o caso de a criança precisar de um tratamento de saúde no futuro.

As células-tronco mesenquimais têm a capacidade de se diferenciar em tecidos distintos podendo dar origem a tecidos como ossos, músculos e cartilagem. A coleta destas células é feita a partir da polpa do dentinho de leite situada no centro da raiz.

Como proceder para o armazenamento dos dentes de leite?

É importante saber que os dentinhos devem ser armazenados corretamente e para isso já existem empresas especializadas neste tipo de armazenamento. Esta opção é válida para os pais que não fizeram a coleta depois do parto, com o tecido do cordão umbilical, que também são fonte de células-tronco.

As células-tronco podem ser usadas no tratamento de doenças e são importantes na manutenção e reparação do organismo. Após caírem, os dentes de leite podem ser armazenados e congelados durante décadas.

A orientação dada pelos profissionais da área de medicina dentária é que o dente de leite seja extraído no consultório de odontologia, onde o dentista irá retirar o dentinho de leite  com toda cautela necessária e armazená-lo adequadamente de modo que o material seja preservado corretamente e  encaminhado para o laboratório para a realização do isolamento e expansão.

O armazenamento das células-tronco do cordão umbilical e do dente de leite são complementares, pois cada tipo de célula-tronco extraída pode ser usado para diferentes finalidades, e é importante para os pais informarem-se sobre estas questões durante o pré-natal para que tudo seja preparado adequadamente na hora do parto para o armazenamento do cordão umbilical e posteriormente o armazenamento dos dentinhos de leite.

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.

Divulgado por: Kátia F. Del Grande B. Pinheiro

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Pai: assumindo o papel

Paternidade. Uma letrinha que pode fazer tanta diferença. Mas será que faz mesmo? Muitas vezes, no consultório, os pacientes se espantam quando eu digo: –

Leia Mais »

A Espera de um Bebê

Avaliações e exames mais eficazes, tratamentos modernos e equipe multidisciplinar ajudam a identificar doenças na criança quando ela ainda está no útero da mãe. Cerca

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!