Clique e acesse a edição digital

Porque é importante guardar os dentes de leite do seu filho?

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
baby boy with curly red hair in blue dental chair. Children's dentist

A queda do dente de leite é um momento especial para toda criança e há sempre a tal expectativa criada com a fada dos dentes e a cada dente que cai receber uma prenda. Muitas mamães jogam os dentinhos em cima do telhado de alguma casa ou acabam por transformá-los num pendente, ou ainda acabam por deixá-los guardados numa caixinha. Porém um estudo realizado em 2003 demonstrou que a dentição de infância é rica em células-tronco e podem ser armazenados para o caso de a criança precisar de um tratamento de saúde no futuro.

As células-tronco mesenquimais têm a capacidade de se diferenciar em tecidos distintos podendo dar origem a tecidos como ossos, músculos e cartilagem. A coleta destas células é feita a partir da polpa do dentinho de leite situada no centro da raiz.

Como proceder para o armazenamento dos dentes de leite?

É importante saber que os dentinhos devem ser armazenados corretamente e para isso já existem empresas especializadas neste tipo de armazenamento. Esta opção é válida para os pais que não fizeram a coleta depois do parto, com o tecido do cordão umbilical, que também são fonte de células-tronco.

As células-tronco podem ser usadas no tratamento de doenças e são importantes na manutenção e reparação do organismo. Após caírem, os dentes de leite podem ser armazenados e congelados durante décadas.

A orientação dada pelos profissionais da área de medicina dentária é que o dente de leite seja extraído no consultório de odontologia, onde o dentista irá retirar o dentinho de leite  com toda cautela necessária e armazená-lo adequadamente de modo que o material seja preservado corretamente e  encaminhado para o laboratório para a realização do isolamento e expansão.

O armazenamento das células-tronco do cordão umbilical e do dente de leite são complementares, pois cada tipo de célula-tronco extraída pode ser usado para diferentes finalidades, e é importante para os pais informarem-se sobre estas questões durante o pré-natal para que tudo seja preparado adequadamente na hora do parto para o armazenamento do cordão umbilical e posteriormente o armazenamento dos dentinhos de leite.

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.

Divulgado por: Kátia F. Del Grande B. Pinheiro

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Consenso leite de vaca

Há tempos existe uma discussão em torno do leite de vaca e seus derivados. Há quem incentive seu consumo, frente aos nutrientes presentes neste alimento.

Leia Mais »

Existe mãe perfeita?

Tenho ouvido com muita frequência a pergunta: “O que uma mãe deve fazer para se tornar perfeita?” Talvez essa seja a grande busca das mães.

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!