Clique e acesse a edição digital

PRIMEIROS INDÍCIOS DE CÁRIE

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
patient-dental-chair-teen-boy-having-dental-treatment-dentists-office 2

Você sabia que os primeiros indícios de cárie, são manchinhas brancas no esmalte do dente? É comum que apareçam mesmo naqueles dentinhos que parecem tão bem escovados. Acontece que a escovação muitas vezes não é eficiente como pensamos e a placa bacteriana acumulada, é um prato cheio para a cárie dar seus primeiros sinais.
A regularidade nas consultas preventivas é fundamental para que o dentista possa avaliar os dentes e se há manchas brancas ativas. As ativas são aquelas que apareceram, não foram tratadas e por isso, caminham para uma perfuração de esmalte. Quando isso acontece, é preciso restaurar o dente. Antes disso é possível impedir que a cárie de fato se estabeleça.

Quando há manchas brancas, é feita uma aplicação de flúor específica, que ajuda a neutralizar a evolução desta mancha para uma cárie. Em determinados casos, o retorno de consulta para acompanhamento, é menor que o habitual. O controle e avaliação do dentista é super. Importante, até que essas manchas de fato sejam apenas manchas inofensivas.

Pesquisas apontam que, 4 idas ao dentista por ano, reduzem em 79% o risco de cárie e é fácil de entender o motivo. É no consultório que recebemos as orientações adequadas, conhecemos os melhores tipos de escova de dente e aprendemos como escovar de forma eficiente, os dentes das nossas crianças.
Aqui percebemos manchinhas brancas nos últimos dentinhos do Pedro, os molares e por isso suas consultas tiveram intervalo de 3 meses entre uma e outra. Ele adora escovar os dentes, mas como se mexe bastante, não conseguíamos limpar os últimos dentes de maneira eficiente.
Pedro adora doces e parece que tudo gruda nos dentinhos dele, por isso estamos sempre atentos à escovação. À noite, deixamos que ele escove os dentes sozinhos, mas depois revisamos a escovação para garantir que os dentes tenham ficado limpos.
Crianças até 7 ou 8 anos de idade, precisam de supervisão e ajuda, pois ainda não possuem coordenação motora e cuidado suficiente para uma escovação 100%.
As consultas de prevenção tanto em crianças como em adultos, devem ser feitas de 6 em 6 meses ou em intervalo menor, quando o dentista achar necessário.

Conteúdo autorizado pela autora Gabriela Gama, para reprodução na Revista Materlife.
Divulgado em: Blog Aprendizados de Mãe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

COLESTEROL NAS CRIANÇAS

De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde, quase 45 milhões de crianças, em todo o mundo, sofrem com o sobrepeso e

Leia Mais »

Anemia em bebês

Meu bebê parece pálido e fraco. Será que é anemia? Absolutamente. Cerca de 10% dos bebês têm anemia e, um sinal típico de anemia que

Leia Mais »

Infertilidade masculina

A infertilidade masculina é definida como a incapacidade de engravidar a parceira após 1 ano (12 ciclos menstruais) de relações sexuais freqüentes, não protegidas, ou

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!