Além do efeito mecânico da hiperlordose, o peso do feto e a redução do fluxo sanguíneo devido à compressão de grandes vasos pelo útero são importantes causas do aparecimento da dor lombar durante a gestação. E o incômodo piora durante o dia devido ao esforço físico podendo comprometer, cada vez mais, com o evoluir da gestação.
No entanto, estudos realizados demonstraram que a acupuntura associada ao tratamento convencional é eficaz para dor lombar crônica, e que o uso da acupuntura na gravidez pode tratar este tipo de dor e agir também na sua prevenção. Aliás, o uso da acupuntura durante a gestação é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em especial, para aliviar náuseas e
dores nas costas.
Devido as gestantes terem uma série de limitações quanto a medicação que podem receber e exames complementares como radiológicos, a técnica da acupuntura surge como um excelente aliado, já que é destituído de efeitos colaterais, sendo seguro e efetivo.
As sessões de acupuntura devem ser feitas de acordo com a intensidade dos sintomas apresentados podendo variar entre uma a duas vezes por semana. As agulhas utilizadas na acupuntura medem cerca de 0,25 mm de diâmetro e são descartáveis. Sua aplicação é praticamente indolor e, ainda assim, gestantes mais temerosas podem realizar a técnica por meio de pequenas ventosas que provocam sucção ou adesivos ligados a eletrodos que produzem estímulos.
É importante ressaltar que a técnica deve ser realizada por um médico devido a importância do correto diagnóstico antes do início do tratamento.
Fonte- Médico Acupunturista Dr. Leandro Yoshimura, da Clínica de Especialidades Integrada, Pós Graduado pela Faculdade de Medicina da USP