Clique e acesse a edição digital

10 ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO PRATO DA GRÁVIDA

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo a Dra. Anna Bordini (CRM- 111.280), ginecologista e obstetra com prática em oxidologia da Clínica Bertolini, a gravidez exige cuidado redobrado com a alimentação, já que não podem faltar nutrientes para a mãe e o bebê. “É importante a mãe ter uma alimentação variada e equilibrada para que o bebê receba os nutrientes certos para crescer e desenvolver-se. O ideal é se alimentar várias vezes ao dia, procurando fazer refeições pequenas e com intervalos regulares”, afirma.
Mas atenção mamãe: comer bem não significa que você deve comer por dois. “O bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, por isso não há necessidade de dobrar a alimentação. Comer de 300 a 500 calorias a mais já é o suficiente”, explica Bordini.
As mães devem ficar de olho na balança durante a gestação, pois o ganho rápido de peso pode causar doenças. “O aumento de peso em pouco tempo pode desencadear a diabetes gestacional, hipertensão e até mesmo o parto prematuro, devido ao aumento das taxas de açúcar no sangue de forma rápida”, alerta a médica.
Cardápio especial para as mamães
Alguns alimentos podem fazer toda a diferença na gestação. Além de garantirem o desenvolvimento do bebê, eles ajudam a eliminar sintomas desagradáveis, como inchaço, insônia e prisão de ventre, e a diminuir o risco de doenças graves, como hipertensão e diabetes gestacional. Veja quais são esses alimentos poderosos:
1. Peixes e frutos do mar
A maioria dos peixes e frutos do mar pode ser consumido durante a gravidez, desde que seja bem cozido. O salmão, por exemplo, é rico em ômega 3 e tem ação anti-inflamatória, além de contribuir para a formação neurológica, cerebral e pulmonar do bebê. Mas as gestantes devem evitar alguns tipos de peixes e consumir outros com moderação. “Cação, peixe-espada, garoupa, atum e marlin devem ser evitados devido aos altos índices de mercúrio presentes em sua carne, algo que pode ser prejudicial ao desenvolvimento do sistema nervoso do bebê”, ressalta a médica.
2. Aveia em flocos
Contém fibras solúveis, que previnem a constipação intestinal, auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue e na prevenção do diabetes gestacional. Além disso, por ser um carboidrato, a aveia oferece uma sensação de saciedade, evitando que a gestante coma mais que deveria. “Você pode comer duas colheres de aveia com iogurte desnatado antes de dormir para evitar quedas de açúcar no sangue durante a noite”, recomenda Bordini.
3. Leite e derivados
Ricos em cálcio, o consumo de leite é muito importante para o desenvolvimento ósseo do bebê e formação dos dentes do pequeno. Para a gestante o leite e seus derivados protegem da osteoporose e da pré-eclampsia. “A ingestão recomendada para gestantes é de três a quatro copos de leite por dia (1000 mg), que pode ser desnatado ou semidesnatado”, aconselha a médica.
4. Linhaça
A linhaça é um alimento funcional, ou seja, auxilia na prevenção de vários problemas, sem contar que é fibra alimentar e rica em ômega 6. Para o bebê, a linhaça favorece o desenvolvimento cerebral e da retina.
5. Batata-doce
Grande fonte de minerais como o manganês, ácido fólico, cobre, vitamina A e ferro. Além disso, a batata-doce ajuda no desenvolvimento celular do feto, assim como no seu crescimento ósseo, dentário. Também protege a visão e reforça o sistema imunológico da mãe e do bebê. “As batatas-doces são boas para as gestantes e também para as mulheres que estão tentando engravidar, porque são ricas em ácido fólico, que é essencial para o desenvolvimento saudável das células e tecidos”, destaca Bordini.
6. Laranja
A laranja é uma fonte de minerais como cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e potássio. O ideal é consumir diariamente uma laranja com o bagaço.
7. Quinoa
Esse cereal é ideal para grávidas por possuir uma grande concentração de proteínas, componentes que necessitam ingerir em maiores doses, especialmente a partir do 3º trimestre da gravidez, que é quando o desenvolvimento fetal é mais rápido. A quinoa reúne fibras, proteínas, minerais e vitaminas, como a B6, que diminui a insônia e previne a depressão pós-parto.
8. Feijão
O feijão é rico em ferro e evita a anemia durante a gravidez e complicações no parto. “Recomenda-se que a gestante consuma, todos os dias, cerca de 30 mg de ferro. Ele pode ser consumido por meio do feijão, lentilha e vegetais de folhas verde-escuras, como espinafre e couve e carne vermelha”, acrescenta.
9. Carne bovina magra e Ovos
Proteínas e vitaminas são indispensáveis para a formação dos tecidos maternos e fetais. “A carne contém vitamina B12, que favorece o desenvolvimento cognitivo do bebê. Já os ovos, além de poucas calorias, contêm mais de 12 vitaminas e minerais”, destaca a médica.
10. Mais vegetais na gravidez
O brócolis pertence à família dos vegetais crucíferos, como o repolho, a couve-flor e a couve-de-bruxelas, que muitas pesquisas comprovam ter efeitos positivos na prevenção de doenças. Esse vegetal contém ácido fólico, um derivado da vitamina B que é sinônimo de proteção na gravidez. “O brócolis contribui para o desenvolvimento neurológico do bebê, evita malformação na medula e no cérebro. Também é rico em cálcio, importante para formação óssea. Para as mamães, combate anemia, alterações psíquicas e doenças cardiovasculares”, conclui.
Agora que você já sabe quais são os alimentos que não devem faltar no seu prato, fique atenta a quais devem ser evitados.
Tome nota:
-Doces e bolos;
-Café, chá, álcool e bebidas com gás;
-Mariscos (devido ao risco de salmonelas);
-Carne mal passada ;
-Queijo fresco de leite não pasteurizado (devido ao risco de contrair brucelose).

Fonte – Dra. Anna Bordini (CRM-111.280), ginecologista e obstetra com prática em oxidologia da Clínica Bertolini

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!