Clique e acesse a edição digital

5 DICAS DE EXERCICIOS FÍSICOS NA GESTAÇÃO

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os exercícios físicos têm por objetivo melhorar a saúde física e mental diminuindo as intercorrências médicas. Para não ter dúvidas, fique por dentro das dicas preparadas pelo fisioterapeuta e experimente diferentes tipos de exercícios.
PILATES
O pilates vem sendo praticado por muitas gestantes que buscam exercícios de baixo impacto e que tragam maior consciência corporal.
Os movimentos do pilates trabalham e fortalecem principalmente a musculatura
de sustentação do abdômen, lombar, assoalho pélvico e glúteos. Esse complexo de músculos são responsáveis pela melhora da postura, aliviando as dores nas costas e auxiliando principalmente no momento do parto.
EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO
Proporciona o relaxamento e o equilíbrio para grupos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais. Na gravidez, a distribuição do peso pode sobrecarregar as costas. Por isso, alongar é fundamental independente do tipo de exercício escolhido. A melhora da flexibilidade dos músculos e articulações e o fortalecimento do assoalho pélvico são benefícios que o alongamento pode trazer para a mãe.
HIDROGINÁSTICA
É um exercício físico completo que envolve alongamento, trabalho cardiovascular e fortalecimento da musculatura. Também é excelente para trabalhar o equilíbrio corporal, já que o peso da gestante está concentrado na barriga e nas costas. O contato com a água ajuda no relaxamento e tem baixo impacto – o que torna o exercício indicado para a gravidez. A pressão da água promove um melhor retorno do sangue nas artérias, ou seja, estimula a circulação nas pernas, evitando dores, cansaço e inchaços tão comuns na gestação.
CAMINHADA
Simples, de baixo impacto e pode ser feita em qualquer lugar. É também um jeito mais fácil de motivar aquelas futuras mamães que não se exercitavam antes.
Inicie com um ritmo mais lento para aquecer e depois aumente, controlando seus batimentos cardíacos. O ideal é começar seu programa de caminhada com 15 minutos, sendo 5 deles dedicado ao aquecimento. Tente chegar aos 30 minutos de caminhada, 3 vezes por semana, para obter os benefícios desta atividade: condicionamento cardiovascular, melhora da circulação e fortalecimento da musculatura das pernas.
O fisioterapeuta Bruno Andrade Costa alerta que antes de fazer a caminhada é aconselhável: alimentar-se, hidratar-se com água: antes e durante o exercício e sempre escolher roupas leves e confortáveis.
BIKE
Atividade que envolve bicicleta, sem carga de peso, pode ser interessante e descontraída durante a gravidez. As aulas de spinning são intensas demais e podem gerar um desconforto nesta fase, por isso não é indicado.
Antes de colocar o pé no pedal, prefira a bicicleta ergométrica e vertical. A bike horizontal não é indicada, pois aumenta a pressão abdominal.,

Fonte- Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
Site- www.zahra.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!