Clique e acesse a edição digital

5 TRATAMENTOS PARA ALIVIAR A DOR NA COLUNA ANTES, DURANTE E DEPOIS DA GRAVIDEZ

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Pregnant women in a gym. Girls diong yoga. Women working together.

A gestação é um dos momentos mais bonitos e delicados na vida de uma mulher. Gerar um filho exige alguns cuidados, principalmente com corpo que está em constantes mudanças durante nove meses.

Estima-se que 80% das mulheres gestantes se queixam de dores na coluna. A partir do quinto mês até o sétimo mês as dores aumentam, pois o bebê está em fase de crescimento. Além disso, as alterações hormonais colaboram para a frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia.

Segundo a fisioterapeuta e instrutora de Pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Graziela Basílio Yoshimura, existem três tipos de dores na coluna que atingem a gestante: a dor pode ser lombar, dor pélvica e dor noturna. “A dor na lombar é localizada na região inferior da coluna, dependendo de sua intensidade pode irradiar para as pernas. Já a pélvica acomete a articulação entre o sacro e a bacia chamada sacro-ilíaca. Algumas mulheres podem ter a síndrome da dor na coluna noturna devido ao acúmulo de fadiga muscular no final da noite”, afirma.

São diversos os fatores que podem contribuir para que mulher sinta dor na coluna. Mulheres que não mantêm a postura, abusam do salto alto, carregam excesso de peso, permanecem muito tempo sentada podem contribuir para que a dor se instale. A gestante pode desconfiar da dor na coluna quando esse incômodo aparece no fim do dia, sensação de peso na região, pontadas e, aos poucos, ela pode se instalar causando desconfortos.

A hora de dormir pode ser um pesadelo para as futuras mamães. “A mulher não consegue encontrar uma posição confortável na hora de dormir, o que pode prejudicar a coluna”, afirma a fisioterapeuta.

O ideal é utilizar um travesseiro entre as pernas e os joelhos e estes devem permanecer dobrados.

Será que a minha dor na coluna é hérnia de disco?

São raros os casos de hérnia de disco na gestação. Mas, as mulheres que se queixam de dor na região lombar devem procurar um médico para fazer exames para descartar essa possibilidade.

“A gestante pode fazer exercícios para fortalecer a musculatura da coluna e para manter o equilíbrio, evitando que a hérnia seja comprimida”, sugere a especialista.

Como driblar a dor na coluna durante os nove meses?

A coluna pode ser fortalecida antes, durante e após a gestação. Mas, para isso, é importante procurar um profissional capacitado e não se exercitar sozinha, pois alguns exercícios podem prejudicar ao invés de ajudar.
A fisioterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética separou sete tratamentos que podem ser feitos durante esse período para aliviar o incômodo. Confira:
1) Pilates

O pilates visa reeducar a postura sem causar dor. Os exercícios são realizados para estimular a musculatura que sustenta a coluna sem causar impactos nas articulações. O pilates irá melhorar a postura, a flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio.

2) Drenagem Linfática

Alivia os inchaços e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Pode ser feita durante os nove meses, mas há algumas restrições para gestantes em algumas condições. Não é indicada para grávidas com hipertensão, insuficiência renal, trombose venosa profunda e infecções de pele.

3) Massagem Relaxante

A Massagem relaxante pode ser feita durante toda a gestação e consiste em uma massagem leve e sem dor. Esta técnica ajuda a aliviar as dores na região lombar e diminui a ansiedade.

4)Reflexologia A massagem aplicada nos pés abrange estímulos nos membros que correspondem a partes do corpo, promovendo um relaxamento geral, sendo importante também para o equilíbrio da pressão arterial, o estímulo do processo digestivo e alívio da constipação intestinal. Deve ser realizada por um profissional qualificado, pois é necessário saber quais pontos cada gestante pode ser estimulados ou não, para isso é preciso realizar um mapeamento individual de cada mulher.

5)Shiatsu O Shiatsu é uma terapia por meio de massagem que é muito eficaz no tratamento de dores em geral. No tratamento das dores nas costas, o Shiatsu atua com estímulos de compressão digital em pontos distais e locais à dor, assim como, nos canais de energia. Ainda o terapeuta utiliza técnicas de tração e de reajuste articular, com a finalidade de descomprimir as raízes nervosas, relaxar e alongar os músculos que sustentam a coluna vertebral. Indicada após a gestação para aliviar as dores nas costas.

Fonte: Fisioterapeuta e instrutora de Pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Graziela Basílio Yoshimurawww.fitbodypilates.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Bico de papagaio na gestação

Frouxidão dos ligamentos da coluna na gravidez deixa as mulheres mais suscetíveis ao acometimento de lesões nas articulações vertebrais Bico de papagaio não é exclusivo

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!