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Volta às aulas: Como tornar a adaptação escolar mais tranquila para seu filho

Tempo de Leitura: 4 minutos
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A volta às aulas é um momento significativo para crianças e famílias, especialmente após as férias, quando horários mais flexíveis e a ausência de responsabilidades predominam. Esse retorno traz desafios e ajustes que exigem suporte emocional e organização. Para muitas mães, a retomada da rotina pode misturar alívio e preocupação, principalmente sobre como os filhos enfrentarão essa transição.

A adaptação escolar, especialmente depois de períodos prolongados longe da escola, como as férias, é um processo delicado. Crianças e pais podem adotar estratégias para que essa transição seja mais tranquila. Uma das medidas mais eficazes é ajustar a rotina alguns dias antes do início das aulas. Durante as férias, horários mais flexíveis são comuns, mas retornar a um padrão regular de sono e refeições gradualmente ajuda a criança a se preparar para os compromissos escolares. Esse cuidado promove um sono de qualidade, essencial para sua saúde física e mental.

Outro aspecto essencial é a comunicação aberta com a criança. Conversar sobre o que esperar no retorno às aulas pode minimizar medos e inseguranças. Detalhar como será o dia, quem ela encontrará e destacar aspectos positivos, como rever amigos ou explorar novas experiências, ajuda a criar um ambiente de expectativa positiva. Caso haja mudanças significativas, como um novo professor ou ambiente escolar, explicar o que está por vir e como isso pode ser uma oportunidade positiva é fundamental. Ouvir as preocupações da criança com empatia e calma cria um espaço seguro, fortalecendo sua confiança e tranquilidade.

O retorno às aulas pode despertar sentimentos variados, como ansiedade, curiosidade e medo. Sentimento de insegurança, especialmente em crianças que passaram por mudanças ou longas pausas, são comuns e devem ser aceitos. Validar essas emoções, sem minimizá-las, ajuda a fortalecer a autoconfiança da criança. É importante estar atento a comportamentos como irritação ou introspecção excessiva, oferecendo apoio e momentos de escuta para compreender suas necessidades.

A alimentação e o sono também desempenham papéis cruciais nessa fase. Durante as férias, hábitos alimentares menos regrados são comuns, mas uma alimentação equilibrada e horários regulares são fundamentais para o bem-estar físico e energético da criança. Além disso, uma rotina de sono saudável, sem o uso de eletrônicos antes de dormir, é indispensável para que a criança se concentre e aprenda com mais facilidade.

Para crianças menores ou mais apegadas, a despedida na porta da escola pode ser desafiadora. Despedidas curtas e tranquilas, acompanhadas de palavras positivas como “Divirta-se e depois me conte tudo!”, ajudam a reduzir a ansiedade. Demonstrar confiança e evitar prolongar esse momento transmite segurança e reforça que a escola é um ambiente acolhedor e seguro. Vale ressaltar, que crianças que são neurodivergentes necessitam de maior paciência e auxílio ou de AT, pois a maioria das escolas não tem profissionais totalmente especializados para essas crianças, infelizmente.

Outro ponto importante é equilibrar as responsabilidades escolares com momentos de lazer e relaxamento. A volta às aulas pode ser intensa, e atividades físicas, brincadeiras ao ar livre ou momentos de leitura são essenciais para aliviar o estresse e promover o bem-estar emocional e físico. Essas pausas também fortalecem o vínculo familiar, permitindo que a criança compartilhe suas experiências e desafios. Por fim, a volta às aulas representa uma fase de transformação, exigindo paciência e ajustes. O segredo para uma adaptação bem-sucedida é preparar a criança para os desafios escolares enquanto se mantém um ambiente de segurança e acolhimento. Com amor, paciência, comunicação positiva, aberta e empática, pais e filhos podem enfrentar esse período com leveza, tornando-o uma experiência enriquecedora e positiva.

Evelyn de Paula Pereira
Estudiosa sobre assuntos diversos que compõem o desenvolvimento psicomotor infantil, comportamento e parentalidade. Formada em Educação física. Especialização em Psicomotricidade Clínica/ Educacional. Coautora do livro “Psicomotricidade: da gestação à melhor idade”. Fazendo curso de formação em neurociência do desenvolvimento infantil.@evelyn.corpoematividade
evelyn.corpoematividade@gmail.com.br
Blog: www.corpoematividade.com.br
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