“Muitas mulheres acreditam ter o Pilates como uma das melhores atividades para essa fase. E elas não deixam de estarem certas, pois além de ser uma atividade de baixo impacto, ela fortalece toda a musculatura da cintura pélvica, ou seja, de sustentação do centro do corpo (Abdômen, coluna lombar, pelve e glúteos), as quais serão bastantes recrutadas no período de gestação”, explica o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
O Pilates é um método de condicionamento físico, o qual trabalha força, flexibilidade, respiração, concentração, equilíbrio e consciência corporal e/ou postural. Todos os exercícios são coordenados e controlados, diminuindo assim, o risco de impacto e sobrecarga articular.
O Pilates quando realizado na gravidez, previne e auxilia vários problemas comuns às grávidas, como:
– O mau alinhamento da pelve, que gera pinçamento do nervo ciático, fortalece abdômen e glúteos, dando melhor sustentação a coluna (aliviando as dores lombares);
– Melhora a irrigação sanguínea dos MMII (pernas), evitando inchaço e varizes.
– A respiração correta auxilia na gravidez e na hora do parto, deixando a mulher mais tranqüila. Também oxigena a musculatura, melhorando a falta de ar, devido a pressão no diafragma pela pressão abdominal.
– Além da flexibilidade, firmeza e delineamento muscular, a consciência postural apresenta benefícios para toda a vida, não somente na gestação. Ficar de pé, sentar-se, caminhar, levantar-se depois de estar sentada, sentar-se ereta depois de estar deitada, aprender a levantar-se corretamente são alguns dos benefícios para o corpo proporcionado pelo método Pilates.
Fonte- fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética
Site- www.zahra.com.br
O sentimento interfere no comportamento da criança
Não são somente os adultos que se sentem desmotivados quando se veem diante de problemas ou situações estressantes, bem como diante de algum incômodo físico.