Clique e acesse a edição digital

DESCUBRA COMO TER UM PARTO MAIS TRANQUILO E SAUDÁVEL COM O APOIO DE UMA DOULA

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As doulas não são parteiras, pois não realizam procedimentos médicos. Sua função é oferecer apoio físico e emocional à mulher desde a concepção até os momentos iniciais da maternidade. Elas possuem informações práticas e científicas que também ajudam a tranquilizar a futura mãe. Elas possuem fundamental importância no contexto contemporâneo, principalmente, em partos humanizados.
“O trabalho da doula têm se mostrado muito benéfico e eficaz quando associado ao da equipe médica. Sua função começa ainda no período de gestação. A doula apresenta e esclarece alguns termos médicos difíceis de serem entendidos, principalmente para mães de primeira viagem”, explica a naturóloga e doula Raquel Oliva.
Durante o parto, a doula atua como uma companhia constante da parturiente. Ela dará dicas de respiração, posições confortáveis, além de práticas naturais que permitem lidar com dor e o desconforto pós-parto. Ela estará ali presente sempre se mostrando como uma acompanhante humana e também especialista do assunto.
Após o parto, poderá orientar a nova família sobre como cuidar do mais novo membro da casa. A doula possui uma experiência fantástica e saberá indicar desde técnicas de amamentação até massagens que melhorarão a qualidade de vida de mãe e filho.
Essa profissional também irá auxiliar o novo pai que muitas vezes devido a falta de experiência, se sente despreparado para auxiliar a mulher na nova rotina da casa.

Apesar da grande procura e repercussão em países da Europa, o trabalho das doulas começa a crescer no Brasil como uma forma de contribuir para a diminuição das elevadas taxas de cirurgia cesariana em nosso país. Experiências positivas em partos naturais contribuem para essa demanda.
O que esperar de uma doula: Cuidado, companhia, encorajamento, intimidade, confiabilidade, proteção, informação.
O que NÃO esperar de uma doula: Intervenções ou qualquer tipo de atribuição médica como ausculta e monitoramento fetal, exames, diagnósticos, indicações ou prescrições medicamentosas.

Fonte – Raquel Oliva é naturóloga e doula. Com formação acadêmica e experiência internacional é especialista no cuidado de gestantes, bebês e famílias. É membro da Associação Paulista de Naturologia e possui registro no site Doulas do Brasil.

Site http://www.comparto.com.br/

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!