Clique e acesse a edição digital

O IMPACTO DA VOZ PATERNA PARA O BEBÊ

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ventre materno contém barulhos, pois a veia cava passa logo atrás do útero e o bebê escuta o sangue passando. Além disso, o intestino faz ruídos, assim como o fluxo da urina, o batimento cardíaco da mãe e a própria movimentação corporal. “Existem ainda os ruídos do meio externo e as vozes humanas são os mais interessante”, confirma Teles. E, entre essas vozes, uma que causa bastante impacto ao bebê, é a voz paterna. “Uma voz mais grave, que fala, canta e brinca bem pertinho da barriga. Em algumas situações, se manifesta sempre no mesmo horário, quando o pai volta do trabalho, por exemplo. E quando o bebê está maiorzinho, pode provocar toque e brincadeiras mesmo dentro do útero”, afirma o especialista.
O bebê bem estimulado conhece a voz do pai e reconhece essa voz ao nascimento, associando-a ao rosto, o cheiro, o tato. Este vínculo estabelecido durante a gestação é fundamental para o elo psicoafetivo que será amadurecido durante o desenvolvimento.
Muitas mães notam que, quando o pai fala com o bebê, este reage, fica mais agitado e se mexe mais. “Em outros casos , quando o bebê não para quieto, a voz do pai pode acalmá-lo. Ou seja, existe uma mudança de comportamento e estabelecimento de vínculo baseado no reconhecimento vocal”, destaca o médico.
Por isso, é altamente recomendado que o pai estabeleça esse contato o quanto antes, desde o primeiro trimestre. “Converse com o bebê, e por mais que ele ainda não entenda a linguagem, já é capaz de reconhecer padrões de oscilação tonal e de altura”, incentiva Teles. E acrescenta: “Fale perto da barriga, sem gritar, cante, mude abruptamente a voz, toque essa barriga, crie estes vínculos”.
A vez do pai
Cabe aos pais, buscarem uma aproximação do bebê. Afinal, o vínculo materno já está consagrado por natureza. “O bebê mora dentro da mãe por nove meses, escuta quase tudo que ela fala, ouve até seu coração batendo. E quando o bebê nasce, é amamentado pela mãe que lhe dedica cuidados intensivos, aumentando ainda mais este vínculo”, ressalta o médico. Por isso, o pai tem de buscar alternativas para compensar isso e mostrar-se presente, iniciando isso com a voz enquanto o bebê está sendo gerado e, dando sequencia, na fase pós-nascimento. Dessa maneira, irá garantir seu papel importante no desenvolvimento afetivo, intelectual e social do bebê.
Durante a gravidez, os pais também devem evitar discussões desnecessárias, gritaria dentro de casa, ruídos agudos próximos à barriga. “O bebê sente, em parte o que a mãe sente. Se ele percebe (após uma discussão, por exemplo) que a voz do pai esteve associada à tristeza, alteração cardíaca e movimentos bruscos da mãe, irá realizar associações mais negativas”, alerta. Porém, se percebe que a voz do pai associa-se à tranquilidade, bem estar materno e harmonia, certamente fará associações positivas. Por isso, é importante evitar discussões, e a voz paterna deve transmitir sempre proteção, acolhimento, segurança e carinho.
Como se vê, o papel do pai começa muito antes do parto. “E o tipo de vínculo que o pai busca para seu filho deve ser estimulado e ensinado desde o princípio da gravidez”, diz Teles. E, com tais cuidados, certamente é mais fácil gerar crianças mais saudáveis, sociáveis e felizes.
Fonte – Neurologista Leandro Teles

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

COLESTEROL NAS CRIANÇAS

De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde, quase 45 milhões de crianças, em todo o mundo, sofrem com o sobrepeso e

Leia Mais »

Escola, lugar de comer bem

Um grande desafio que os pais enfrentam desde quando a criança começa a ingerir alimentos sólidos é fazer com que goste de frutas, verduras e

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!