“A pele do recém-nascido dispõe de uma capacidade antibacteriana capaz de protegê-la das infecções. Um estudo sueco mostrou que são substâncias com propriedades antibióticas que se formam ainda no útero da mãe”, explica o médico dermatologista Fernando Passos de Freitas.
Porém, ainda assim é necessário ter cuidado. A pele não possui proteções contra os raios solares, por exemplo. Aliás, quando o bebê está apto a usar o filtro solar?
“O indicado é à partir do sexto mês de vida. Enquanto esse momento não chega,a orientação é utilizar filtros físicos como guarda-sóis e protetores de carrinho”, explica o médico.
Após os seis meses de idade, é permitido o uso do produto, porém, recomenda-se que o mesmo seja mais espesso e que contenha a menor composição química possível. No mercado há produtos específicos para bebês e esses devem ser priorizados na hora da compra.
Apesar dos cuidados na hora de expôr a criança ao sol, é válido ressaltar que os raios solares podem fazer bem à criança. Eles ativam alguns nutrientes e vitaminas do corpo ainda em formação. Mas, é claro, é necessário o máximo de cuidado na hora da exposição.
“O ideal é que o banho de sol ocorra nas primeiras horas do dia, quando o calor ainda está leve e os raios não estão fortes”, orienta Freitas que reforça que o uso de muita roupa deve ser evitado em dias muito quentes também.
Fonte- Dermatologista Fernando Passos de Freitas
Site- www.drfernandofreitas.com.br