Clique e acesse a edição digital

A psicomotricidade na educação infantil

Tempo de Leitura: 4 minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Male kid playing with wooden eco friendly alphabet letters board on table top view. Intellectual game preschool primary education early development font characters for learning reading and writing

Antes de ingressar à escola, devemos lembrar que o desenvolvimento psicomotor da criança já começa no ventre, em seguida, pelo vínculo com os pais, pelo tipo de estímulo ofertado, pelas próprias experimentações da criança e brincadeiras interativas. Logo, se essas experiências e o ambiente forem positivos, a criança terá mais chances de ter um desenvolvimento equilibrado e saudável do cérebro na infância.

A educação infantil é uma base importante para o desenvolvimento global da criança, ou seja, serve como estrutura para o desenvolvimento intelectual e da aprendizagem infantil. Todos os aspectos que envolvem a psicomotricidade (noção corporal, tonicidade, equilíbrio, noção espacial e temporal, ritmo, lateralidade, praxia global e fina) favorecem e muito a aprendizagem, por meio de experimentações, elaborações, construções, vivências e relacionamentos. A criança aprende a fazer uso do pensar para executar ações, e gradativamente, tomar consciência de seu corpo, bem como a sua funcionalidade por meio do movimento.

Quando a criança toma consciência de si mesma em relação ao que é capaz de realizar e desenvolve o seu talento, ajudamos a fortalecer sua identidade e autoestima, promovendo assim uma saúde mental equilibrada. E é dessa forma que ela aprende a desenvolver relações afetivas e sociais saudáveis, contribuindo também para um melhor desempenho escolar.

Por isso, são necessárias ações e espaço na Educação Infantil para que a criança possa perceber a si mesma, o mundo do outro e aprender a aceitar as diferenças. É através da linguagem corporal e do movimento que podemos proporcionar às crianças sensações sinestésicas, sensoriais, emocionais, imaginativas e criativas, permitindo uma expressão que ajuda a criança a desenvolver a percepção de si mesma e do outro, baseada em trocas abertas e afetivas. E esse é o principal papel do psicomotricista dentro da escola: mediar, observar, instigar o pensar e o ato motor, ajudá-la a resolver problemas e enfrentar suas dificuldades, seja de ordem emocional, relacional, cognitiva ou motora.

Contudo, as atividades pedagógicas devem ir além do brincar, criar, interpretar e se relacionar, mas assegurar o desenvolvimento funcional da criança e a expansão de sua capacidade afetiva através da interação com o ambiente que precisa ser acolhedor, receptivo e divertido. Por isso, é importante que o profissional seja especializado para melhor desenvolver sua capacidade de observar, analisar, avaliar, prevenir e ampliar seu olhar diante das características individuais e perfil de cada criança, a fim de elaborar e promover experiências mais significativas em sua prática pedagógica, e extrair da criança toda a sua potencialidade.

Portanto, é importante que a escola não apenas se preocupe em desenvolver práticas pedagógicas específicas na educação infantil, pois mais do que simplesmente segurar um lápis, a criança deve aprender a ser no mundo. Ou seja, o conhecimento não se restringe apenas a aprender o conteúdo, mas sim à descoberta do próprio corpo, compreendendo suas partes e sua totalidade de forma organizada. No entanto, é fundamental priorizar atividades motoras na prática educativa. Por exemplo, uma criança que não tenha desenvolvida a noção de lateralidade pode enfrentar dificuldades para aprender a ler e escrever, uma vez que o domínio da noção de direita e esquerda no corpo é necessário para efetuar leitura, escrita e cálculos matemáticos.

Por fim, diante dessas considerações, é importante que os pais e profissionais estejam conscientes da importância da prevenção, da qualidade da prática pedagógica e das brincadeiras que promovem saúde integral e qualidade no aprendizado. Isso visa possibilitar que a criança se conheça melhor, desenvolva a autonomia, a consciência social e a inteligência, pois é durante este período que a personalidade de cada pessoa é moldada.

Evelyn de Paula Pereira
Educadora física estudiosa sobre assuntos diversos que compõem o desenvolvimento psicomotor infantil, comportamento e parentalidade.
Professora de Educação Física
Especialista em Psicomotricidade Clínica/ Educativa
Coautora do livro Psicomotricidade da gestação à melhor idade
evelyn.corpoematividade@gmail.com.br
@evelyn.corpoematividade
Blog: www.corpoematividade.com.br
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

A homeopatia na infância

É comum as futuras e atuais mamães consultarem especialistas sobre o uso da homeopatia nos primeiros meses de vida do bebê. A homeopatia pode sim

Leia Mais »

Fimose na infância

Dra. Angelina M. F. Gonçalves “Doutora, meu filho tem fimose?” Esta é uma pergunta frequente em um consultório de pediatria que preocupa muitas mães. Mas

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!