A primeira opção é muitas vezes buscar o médico especialista no problema apresentado através do sintoma. Porém, a causa pode estar diretamente ligada à ingestão de alimentos.
“Algumas crianças desenvolvem alergias inclusive ao próprio leite materno, isso ocorre por meio do transporte das propriedades alimentares da dieta da mãe para o bebê. “Nesses casos, o diagnóstico do problema pode ser ainda mais difícil, se a família não buscar uma orientação médica adequada”, reforça Liliane.
A alergia é uma resposta do sistema imunológico ao alimento ingerido. Isso ocorre, devido à dificuldade do trato digestivo em identificar e digerir o produto, forçando o organismo a aumentar a produção de anticorpos.
Alguns alimentos já podem comumente serem associados a uma alergia alimentar. Frutos do mar, amendoins, nozes, ovos e leite integram o quadro dos principais alimentos para quem tem alergia ou intolerância alimentar. Vale ressaltar que a alergia é muito peculiar e pode surgir com qualquer alimento.
O tratamento é simples, mas exige dedicação dos pais: A privação dos alimentos causadores do desconforto. “Isso não significa que a criança ou adulto nunca mais poderá ingerir aquele alimento. Hoje é possível substituir por algo tão similar ao alimento causador da alergia”, explica a médica.
Fonte- Nutróloga Liliane Oppermann
Site- www.doutoraliliane.com.br