Clique e acesse a edição digital

COMO PREVENIR E TRATAR AS CÂIMBRAS DURANTE A GRAVIDEZ ATRAVÉS DOS ALIMENTOS

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo a nutróloga, Liliane Oppermann (CRM-123314), as câimbras estão associadas a baixos níveis de potássio no sangue, assim como de cálcio e também à falta de oxigenação muscular.
“Uma dieta inadequada e o aumento da demanda fetal por determinados nutrientes são considerados fatores desencadeadores nutricionais das câimbras nas gestantes. O baixo consumo de proteínas, minerais, vitaminas,sódio reduzem as taxas de magnésio e cálcio no músculo”, explica a nutróloga.
O aparecimento das câimbras na gestante também ocorre devido à pressão do bebê sobre o sistema circulatório da mãe, falta de exercícios físicos regulares, excesso de peso e de uma dieta sem sal.
“A falta de cálcio e magnésio são as causas mais comuns, sendo que estes minerais são fundamentais no mecanismo de contração muscular. Caso, o magnésio não esteja presente em quantidade adequada no organismo, ocorre uma falha que pode ocasionar câimbras”, destaca a nutróloga.
Banana, abacaxi e leite podem evitar câimbras?
A gestante deve manter um consumo diário de magnésio, potássio e cálcio. A banana ajuda repor os níveis de potássio no organismo. Além de, hidratar, ela fornece energia para os músculos. O abacaxi rico em magnésio e o leite em cálcio são considerados alimentos benéficos à circulação sanguínea. A ingestão desses alimentos ajuda na prevenção do problema.
“Potássio, sódio, cálcio e magnésio são os minerais mais comuns e relacionados ao aparecimento de câimbras. Dessa forma, recomendo sempre uma dieta balanceada, incluindo até mesmo o ajuste no consumo de água e no tempo de descanso. Todos esses fatores trabalhando juntos podem ajudar num maior controle das dores e de lesões”, alerta a nutróloga, Liliane Oppermann.
Combate às câimbras
A nutróloga Liliane Oppermann recomenda que as mamães tomem algumas medidas preventivas contra as câimbras, manter uma alimentação balanceada, com um consumo adequado de cálcio, potássio, magnésio e vitamina B6 é a melhor maneira de evitar que elas apareçam durante a noite ou de dia.
Conheça algumas dicas sugeridas pela médica:
– Alimente-se bem
Coma muita fruta, verdura e legumes, que são fontes de sais minerais e vitaminas. Esses nutrientes vão ajudar o bom funcionamento do músculo na hora do esforço, além de garantir reservas de energia.
-Proteínas
Consumir alimentos de base protéica é importante para a construção e reparação dos músculos. Sua deficiência aumenta o risco de câimbras e de lesão.
-Hidratação
Beba bastante água. O seu consumo assegura o equilíbrio eletrolítico e reduz os riscos associados à desidratação.
-Vitaminas
A ingestão de vitaminas do complexo B, presentes em cereais integrais (e da B12 especificamente, muito presente nas carnes, ovos e leite) é indispensável ao bom processo de geração de energia, bem como na contração muscular. Vitaminas antioxidantes como C e E melhoram imunidade e ajudam na saúde dos tendões e ligamentos.
O que fazer na hora da dor?
Elas aparecem quando você menos espera e a melhor maneira para amenizar a dor é respirar fundo, relaxar e massagear o músculo sempre com movimentos circulares. Caso, a câimbra acontecer nos dedos, flexione-os, segurando-os nessa posição por alguns segundos, na panturrilha, quando começar a dor, fique em pé, soltando o peso sobre as pernas. Outra medida é esticar a perna e puxar os dedos do pé em direção ao joelho. Nas coxas, deite e peça para alguém esticar suas pernas para cima e segurar por alguns segundos, para alongar os músculos do local.
Se você notar que as dores estão muito intensas é melhor procurar ajuda médica para verificar se houve alguma inflamação nos vasos sanguíneos.
Prevenção
-Evite sentar com as pernas cruzadas. Se o trabalho exige que a gestante fique sentada o dia todo, o ideal é que ela levante e caminhe um pouco.
-Massagens e exercícios de alongamento aliviam as dores e os desconfortos causados pelas câimbras. Mas é importante massagear a musculatura suavemente, sem esfregar.
– Dormir com os pés ligeiramente elevados com o auxílio de um travesseiro facilita a circulação sanguínea.
– Atenção com a postura: o ideal é manter as costas eretas e, quando a gestante estiver sentada, deve apoiar os pés no chão.

Fonte- Nutróloga Liliane Oppermann – CRM 123314

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Área do médico

PREZADO DR (A).  Caso haja interesse em receber o veiculo Materlife de forma gratuita em seu consultório, preencha corretamente as informações abaixo, iremos efetuar o cadastro em

Leia Mais »

A barriga cresce

A barriga cresce Crescem os sonhos, Um pulo no futuro, Um filho. Continuidade de duas histórias História única, filho do mundo. A barriga cresce Crescem

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!