Bebê está com frio? Com calor? Veja como ir conhecendo melhor a temperatura do corpo do bebê.
Nos primeiros meses de vida do bebê, mamãe e seu filho, estão se conhecendo melhor, se adaptando às suas novas rotinas e, gradativamente, se tornando cada vez mais íntimos.
Bem-vindos a maternidade real
A fase também é repleta de dúvidas e inseguranças e saber se o bebê está com frio é uma delas.
Mamães e papais tendem a achar que os bebês estão sempre com muito frio ou com mais frio que eles, adultos. A percepção procede, mas, em absoluto, é claro.
Há algumas dicas que auxiliam os papais a identificarem a temperatura do corpo do bebê em busca de mais conforto para ele.
O meio de comunicação dos bebês recém-nascidos e por algum tempo de vida é o choro. Eles choram quando estão incomodados com algo, sinalizando isso de forma bem clara para os papais.
E é assim com o que diz respeito a temperatura do seu corpo: com muito calor ou frio, o bebê se sente incomodado e chora.
Mas como saber se esse choro é de frio ou calor? De fato, o choro pode ser por outros motivos, mas, para saber se é o motivo é frio ou calor, existem algumas práticas recomendadas pelos médicos que vão lhe ajudar.
Meu bebê está com frio?
Para saber se o bebê está com frio, sinta a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verifique se a pele dele está fria.
A popular prática de medir a temperatura dos pés e das mãos do bebê não funciona, pois ambos são sempre mais frios que as demais áreas do corpo, logo, pode parecer que o bebê está com frio e não está.
Tremores, palidez e apatia também sinalizam que o bebê está com frio. O ideal é acompanhar de perto para que não chegue a esse ponto.
Meu bebê está
com calor?
No Brasil, é calor boa parte do ano e tem regiões que o frio mal aparece.
E, para saber se o bebê está com calor, a dica é semelhante: sentir a temperatura da barriga, do peito, nas costas do bebê e também do pescoço.
Além disso, observar as possíveis reações do bebê com relação ao calor: pele úmida ou suada.
Super dica:
Uma dica bacana que dá muito certo é vestir o bebê com uma peça a mais que a mamãe. Por exemplo:
• Se a mamãe está com uma blusa meia manga, o bebê deve estar com uma blusa de manga comprida;
• Se a mamãe estiver de manga comprida, o bebê deve estar vestido também com um casaco.
• Se a mamãe estiver com um casaco, o bebê deve estar bem agasalhado.
Como falamos anteriormente, esta é uma fase de conhecimento mútuo que caminha para uma intimidade sem fim. Fique atenta aos sinais.
Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador. Divulgado em: Blog Ficar Grávida – www.ficargravida.com.br