Clique e acesse a edição digital

Crianças aprendem a jogar games antes de andar de bicicleta

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estudo revela que 58% dos pequenos lidam bem com computador, mas apenas 9% sabe amarrar os sapatos.

Se seu filho chega da escola, não dá bola para o computador e vai correndo para o quintal dar uma voltinha na bicicleta que ele ganhou no Natal passado, saiba que sua família faz parte de uma minoria. Pesquisa feita pela empresa AVG – especializada em sistemas de segurança para internet – com 2.200 mães de crianças de 2 a 5 anos em 10 países mostra que meninos e meninas pequenos têm mais facilidade com aparatos eletrônicos do que com atividades físicas e lúdicas como pedalar, nadar e amarrar os sapatos.
Apesar de a notícia soar assustadora para muitos pais, Marcelo Cunha Bueno – diretor pedagógico da escola Estilo de Aprender– acredita que a descoberta não é necessariamente negativa, desde que haja um equilíbrio entre o uso das ferramentas tecnológicas e de outras atividades. Ele lembra que a geração atual tem menos oportunidades de fazer atividades físicas em casa, com a família e os amigos. Assim, a escola tem um papel importante de incentivar outras atividades que exijam mais movimento da criança.

Mas como a tecnologia faz cada vez mais parte do cotidiano, é bom mesmo que o seu filho esteja familiarizado com computadores, smartphones e internet e aprenda a usá-los com segurança. As crianças convivem com essas ferramentas desde o nascimento e, se souberem fazer bom uso delas, só terão a ganhar no futuro. E, claro, deixar os games de lado para brincar com os amigos também faz um bem danado.

Veja as principais conclusões do relatório:
– 58% das crianças na faixa etária pesquisada sabem utilizar jogos de computador. Entre os menorzinhos, de 2 a 3 anos, 44% diverte-se com os games;

– 19% brinca com aplicativos de smartphones e 25% já navega na internet. No entanto, só 9% sabe amarrar os sapatos e 20% aprendeu a nadar;
– Mães com mais de 35 anos têm mais facilidade para ensinar habilidades não-tecnológicas aos filhos: 40% das crianças com mães acima dessa idade já sabem escrever o próprio nome, enquanto 35% dos filhos de mães mais jovens conseguem fazer o mesmo.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!