Clique e acesse a edição digital

CUIDADO COM A TEMPERATURA DO CORPO NA GINÁSTICA

Tempo de Leitura: 2 minutos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A alta temperatura do corpo pode estar associada à diminuiçao da circulação sanguínea. E quando estamos em ambientes quentes e úmidos o corpo não consegue dissipar a quantidade necessária de calor e elevando a temperatura corporal em torno de até 40 graus, causando assim uma possível desidratação. Por isso é importante que as gestantes tomem bastante água.
De acordo com o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisioterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética quando uma gestante está desidratada, o corpo tem uma diminuição na eliminação do suor, e isso faz com que o corpo trabalhe em uma temperatura interna ainda mais eminente durante os exercícios.
A gestante precisa evitar o aumento na temperatura e beber muita água, mesmo no inverno. Não existem evidências científicas suficientes, mas alguns testes feitos em animais indicaram que o aumento da temperatura corporal nos primeiros meses de gestação, pode causar alterações na formação do feto.
As superelevações na temperatura corporal costumam desencadear tonturas e até perda da consciência, por isso é importante que a gestante reduza a intensidade dos exercícios quando a temperatura do corpo estiver alta ou se estiver em um ambiente muito quente.
Para não ter outros problemas futuros, a prática esportiva durante esse período é ideal para as mamães que já vinham fazendo alguma atividade, mas isso não impede que outras gestantes comecem a fazer exercícios depois que ficaram grávidas, portanto que elas se certifiquem de que não têm restrições.
Um fator bem característico de alta temperatura corporal é a fadiga. O que acaba prejudicando no rendimento das atividades físicas.
A respiração de uma mulher grávida costuma aumentar e chegar a sua capacidade máxima, dependendo do exercício e calor sentido pelo corpo. Então é bom usar roupas adequadas e leves. Quanto mais leve e confortável a roupa, melhor será a transferência de calor. Sem esquecer que o mais importante é manter o corpo bem hidratado antes e durante às práticas esportivas.

Fonte- Fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisioterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!