Clique e acesse a edição digital

Mais força e menos barriga: Descubra o exercício que deixa a barriga sequinha pós-gestação

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
exercício

No período pós-parto o maior sonho das mulheres é voltar ao corpo que tinham antes de engravidar, por isso a procura pela prática de exercícios cresce a cada dia que passa. Mas, engana-se quem acha que no pós-parto pode voltar no mesmo ritmo de antes, pois os exercícios neste período requerem tanto cuidado quanto no período de gestação. O tempo para o retorno à prática de exercícios dependerá do parto (se foi normal ou cesárea) e do médico, mas geralmente após 15 dias a mamãe já pode começar uma atividade física de leve a moderada.
“Baseado nesse desejo, criei um treinamento especialmente para mulheres no período pós-parto. Quando pensamos em emagrecimento e redução da barriguinha logo pensamos em exercícios para o abdômen, mas esquecemos das mudanças fisiológicas causadas pela gestação, como a diástase abdominal, uma separação entre certos músculos abdominais que, se não for tratada, pode provocar dores nas costas e nas pernas”, explica o fisiologista e personal trainer do Espaço Good Vibe Jardins, Dr. Paulo Gelatti.
Todos os movimentos do corpo se originam pela região do Core, o centro de gravidade do corpo, que muda de posição durante a gestação e isso altera toda a biomecânica do corpo. Depois da gravidez, esse centro de gravidade deve voltar ao normal e isso deve ser a primeira coisa a ser feita em um programa pós-gestação. É o que vai fortalecer o corpo da mamãe, principalmente para aguentar carregar seu pequeno no colo.
Para fortalecer o Core e realinhar esses músculos é preciso, então, fazer abdominal? A resposta é não. Primeiro é preciso esclarecer uma questão simples: um abdômen não aparece por baixo da gordura, portanto, é necessário trocar gordura por músculo e isso não é feito com exercícios localizados, mas com gasto calórico. Existe, porém, um fator importante para o seu bebê que impede isso, o lactato, um produto resultante de uma reação do metabolismo ao exercício em excesso e que muda o gosto do leite materno. E, sabe-se, se o bebê recusa o aleitamento, isso prejudica a amamentação e empedra o leite. Mas há uma solução pra tudo isso.
Vamos usar o primeiro movimento humano como nosso aliado, o agachamento. Esse movimento exercita o corpo todo e, por incrível que pareça, o fazemos o dia todo, afinal de contas sentamos e levantamos quando acordamos até irmos dormir. Só não temos os benefícios de emagrecimento, pois já temos nosso gasto calórico basal e engrama neural (traço de memória), ou seja, é como se nosso cérebro e nosso corpo já estivessem acostumados ao agachamento, tornando-o uma atividade autônoma com gasto calórico do metabolismo basal. O que falta é sistematizar esse movimento em um treinamento para emagrecermos e gastarmos caloria.
Para isso, pegue duas garrafas de água de 1,5 litro e mãos a obra! Faremos seis repetições de agachamento composto com membros superiores. Primeiro fique de pé na frente do sofá segurando em cada mão uma garrafa; em seguida inspire puxando o ar pelo nariz e sente no sofá; depois levante fazendo rosca direta (movimento de contração dos bíceps) com as garrafas; quando os braços estiverem a noventa graus, os joelhos estendidos e você estiver de pé, levante os braços acima da cabeça. Faça esse último movimento seis vezes no primeiro dia. No segundo dia, faça a mesma coisa, apenas aumentando para duas séries de seis vezes. Durante a semana, exercite-se todos os dias para aprender o movimento e ganhar performance, e sem intervalo, já que estudos recentes observaram que o treino ininterrupto queima mais calorias. O máximo que você pode chegar é a 10 séries de seis repetições, ao final das quatro semanas.
É muito bom esse movimento para ajudar nos cuidados com seu filho, deixando você mais disposta e forte. Esse treinamento é funcional e é muito importante ser feito com qualidade, não se preocupando com a quantidade, pois, se você tiver um corpo equilibrado e forte, conseguirá emagrecer de forma segura e eficaz.
Good vibe para as mamães!

Fonte- Dr. Paulo Gelatti, Especialista em emagrecimento e Fisiologista do exercício, o Personal Trainer Paulo Gelatti é graduado em educação física, com especializações em treinamento funcional e movimento humano. – Fez suas duas especializações nos Estados Unidos e no Canadá. E da América do Norte trouxe ao Brasil o Good Vibe uma academia de ginástica do futuro, uma série de procedimentos específicos para o emagrecimento com alta tecnologia.
Site- http://goodvibejardins.com.br/

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Dia da Segurança na Materlife

Toda Mãe sempre esta preocupada com a  segurança do seu bebê.  E pensando nisso a Loja Materlife criou uma lista de  5 Itens de Segurança Imprescindíveis 

Leia Mais »

Cáries na infância

Ao longo dos últimos anos, a odontologia experimentou grande avanço tecnológico, especificamente no que se refere a novos e melhores materiais restauradores. Alia-se isso à

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!