Clique e acesse a edição digital

O que é exame de ecografia e em que momento ele deve ser realizado

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Doctor doing ultrasound scan for pregnant woman in hospital

O exame de ecografia é muito importante e deve ser realizado, principalmente durante a gravidez. Pouco se fala sobre a ecografia, algumas pessoas foram submetidas ao exame e por falta de conhecimento apenas dizem que fizeram um ultrassom.

Em geral, o médico que acompanha o pré-natal solicita o exame de ecografia entre a 14ª e 22ª semana da gestação, esse exame serve, principalmente, para avaliar de maneira mais profunda e eficaz o estado do bebê e também da futura mamãe.

A gravidez é um momento marcante e mágico para a mulher, período em que ela, normalmente, está mais feliz e também mais sensível. Nesta fase, como todo o corpo sofre alterações é muito importante observar todas as mudanças e garantir que o parto seja realizado da melhor maneira possível.

Dentre as preocupações com a gestante, o médico ginecologista obstetra precisa saber se há algum risco de eclampsia, que se caracteriza pelo aumento da pressão arterial no período final da gravidez e durante o parto. Por meio do exame de ecografia é possível fazer a verificação de pré-eclâmpsia que pode revelar a perda de proteínas ou retenção de líquidos.

A prioridade na solicitação é para verificar e estudar a anatomia dos órgãos que podem ser visualizados para saber se o coração, ossos, estrutura cerebral e comprimento dos membros estão normais e fazer a medição encefálica para identificar se há alguma possível alteração que requeira cuidados mais específicos. Além disso, através do exame é possível analisar as condições do cordão umbilical e da placenta.


Nessa fase é importante saber se o bebê está se beneficiando de todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Não há restrições para o exame de ecografia, pois depende da necessidade que cada gestante apresentar para acompanhamento da gravidez.

Sem esse recurso preventivo, infelizmente muitas mulheres tiveram complicação no parto, tornando o procedimento mais difícil e muitas destas tiveram problemas mais grave ficando com sérias sequelas, o que pode ser evitado realizando os testes para rastrear se há alguma possibilidade para que o médico tome as devidas providências antes que aconteça.

Respondendo a pergunta que o título propõe, ecografia é um exame realizado por meio de ultrassom que emite ondas mecânicas que ultrapassam a matéria física utilizando ondas longitudinais que permitem ver tecidos e órgãos por imagens.

ecografia não é apenas utilizada para o exame de imagem de gravidez. Também é muito solicitada para o exame transvaginal, porém, se a intenção for verificar gravidez, para essa finalidade só é possível a partir da sexta semana de gestação, antes só com o exame de sangue.

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.
Divulgado em: www.comovivermelhor.info/

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!