Clique e acesse a edição digital

SAIBA COMO LIDAR COM A DESCAMAÇÃO DO COURO CABELUDO

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Essa descamação do couro cabeludo ocorre devido aos resíduos superficiais e à oleosidade. “A caspa está associada à seborreia e constitui uma forma de transformação patogênica de um fungo chamado Pityrosporum Ovale, que existe na pele e devido à influência da seborreia adquire uma forma que se traduz pela descamação, mais ou menos, intensa e incômoda”, detalha o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM 106.504).
Além disso, é um problema crônico intermitente que pode desaparecer ou tornar-se menos grave durante o verão. “No entanto, o fungo que provoca a descamação existe na pele e não pode ser eliminado. Por isso, o problema pode ser controlado, mas não há cura definitiva”, diz o médico. A melhor maneira de lidar com o problema é apostando em um xampu anticaspa, duas vezes por semana, para manutenção e controle da situação.
Vale lembrar que o estresse pode desencadear e/ou acentuar o problema. Assim como a má alimentação (principalmente com alimentos com excesso de gordura e pobre em nutrientes) e o abuso de bebidas alcoólicas, já que o álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem no folículo piloso, ou seja, na raiz dos cabelos, desequilibrando as glândulas sebáceas.
Como tratar o problema
A melhor maneira de tratar o problema é por meio de orientação médica. Adquirir cosméticos anticaspa sem orientação especializada pode até agravar o problema. “O produto ideal depende da situação do couro cabeludo (se está muito irritado ou não) e o tipo de caspa (se é muito oleosa ou não)”, ressalta o dermatologista.
Medidas para prevenir a caspa
Higiene é palavra-chave para evitar que a caspa se transforme em um incômodo. Por isso, lavar sempre os fios é necessário. “Quem tem cabelo oleoso pode lavar diariamente e quem tem cabelo ressecado, pode lavar em dias alternados”, ensina o especialista. E a seguir, ele oferece outras dicas importantes:
• Evite usar secador todos os dias. Optar pela temperatura mais fria é uma boa opção.
• Lave pentes e escovas periodicamente para remover micro-organismos.
• Na hora de passar o xampu, aproveite para massagear suavemente o couro cabeludo. Essa técnica ajuda na oxigenação da raiz.
• Não use condicionador na raiz dos fios. Apenas no comprimento e nas pontas.
• Lave o cabelo com água morna e, para retirar o condicionador, usar água fria, que dá mais brilho e vida aos fios.

Fonte- Dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM 106.504)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Filhos de novas uniões

A família nuclear clássica como era conhecida, quer sejam, pai, mãe e filhos, está em plena transformação há algum tempo. Como fato comprovado, o número

Leia Mais »

Faça do livro um brinquedo

Ouvir ou ler histórias é participar de outro mundo cheio de fantasias, curiosidades e até mistérios que divertem e ensinam as crianças de forma lúdica

Leia Mais »

Enjôos na gravidez

Você não pode nem sentir o cheiro daquela comidinha que antes era a sua preferida? Corre para o banheiro a cada duas horas? Nada é

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!