Clique e acesse a edição digital

IQUE EM FORMA DEPOIS DA GRAVIDEZ COM TREINO DE FISIO TEG

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Manter-se no peso ideal durante os 9 meses de gestação, e principalmente recuperar a forma física após o parto e amamentação, é um dos grandes desafios de toda futura mamãe. Segundo estudos, o ganho adequado de peso na gravidez é de 10 à 15 kg, de acordo com o IMC ( Índice de Massa Corpórea), mas isso vai depender da alimentação e de uma atividade física direcionada e supervisionada.
Após o nascimento do bebê, a combinação de uma dieta balanceada, atividade física (liberada pelo médico num período de 30 à 60 dias após o parto) e amamentação ( à qual resulta numa perda calórica de aproximadamente 400 kcal ao dia), contribui para a recuperação da forma física.
Alguns exercícios são mais indicados para essa primeira fase ( os 03 meses logo após o parto). Seriam eles de baixo à moderado, podendo evoluir para o mais avançado após essa fase, principalmente se a mulher já se exercitava antes da gravidez. Na realidade, o profissional que irá ministrar os exercícios devem estar atentos com as articulações, fragilizadas ainda pelo hormônio relaxina, que mesmo deixando de ser produzido após a gestação, ainda circula por esses 03 meses. Esse hormônio é responsável por relaxar os músculos da pelve e facilitar o parto.
“A combinação de exercícios direcionados, que promovam força, alongamento, trabalho postural e consciência corporal, porém sem impacto e/ou sobrecarga articular, é o mais indicado”, afirma Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisioterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
Uma modalidade nova e que vem trazendo muitas adeptas e resultados rápidos, além de melhorar num período muito rápido o condicionamento cardio-vascular e acelera a queima de gordura é a Fisiotag.
A Fisiotag é uma modalidade de treinamento estrutural global, ou seja, uma espécie de reabilitação usada para preparar o corpo para o retorno ao gestual esportivo, manter a forma física e o condicionamento global. Os exercícios são controlados e coordenados, trabalhando o corpo de forma global, podendo dar ênfase no grupo muscular exigido pelo aluno(a), no caso abdômen e períneo no caso das mulheres que tiveram filhos.
“O treinamento associa diversas modalidades aplicando técnicas de treino funcional, RPG, Pilates, Isostretching( alongamento), fortalecimento do sistema musculo-esqueletico, resistência, e trabalho aeróbio, num único treino. É individual e totalmente personalizado, de acordo com as necessidades de cada pessoa e atende desde o nível básico ao avançado”, explica o fisioterapeuta.
Como não tem impacto, é possível realizar atividade física de alto rendimento, mesmo para mulheres que sofram de hérnia de disco, artrose, osteoporose, lesões no quadril e joelho, muito comum com aumento de peso na gestação. É indicado para todas as idades, da sedentária até mesmo atleta de alto nível.

Fonte- Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética
Site- www.zahra.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!