Clique e acesse a edição digital

Entenda o que causa a azia na gravidez e como amenizar os sintomas

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Gravida-Azia

Quem nunca sofreu com azia? Todo mundo em algum momento da vida já teve momentos desconfortáveis com aquela sensação de queimação no estômago. Em cerca de 10% dos adultos, a azia se manifesta ao menos uma vez por semana.  Porém, a azia na gravidez é algo muito mais frequente.

Estudos sugerem que mais de 50% das mulheres grávidas têm azia diariamente. Os sintomas podem começar a partir do terceiro mês de gravidez, mas a sua incidência é muito maior a partir do terceiro trimestre.

Mas como a azia na gravidez acontece?

A azia na gravidez aparece devido à progesterona – hormônio sexual feminino, cujos níveis aumentam durante a gestação – que torna mais lenta a digestão e também faz com que a esfíncter esofágico inferior, uma espécie de válvula muscular, que fica entre o esôfago e o estômago, relaxe, e assim há aumento do risco de refluxo ácido.

Outra razão é pela pressão causada pelo bebê no trato digestivo da mulher. No entanto, essa condição é reversível, porque os sintomas são resolvidos uma vez que o bebê nasce.

Como amenizar a azia na gravidez

– Evite alimentos condimentados, os picantes, o álcool, as bebidas com cafeína, o chocolate, a menta, e os alimentos cítricos. Uma dieta rica em gordura também pode contribuir para a azia na gravidez.

– Beber antes e após as refeições. Muito líquido misturado com a comida vai distender o estômago, agravando a sensação.

– Não se deite imediatamente depois de comer. É melhor esperar pelo menos 2 horas.

– Opte por refeições menores para não sobrecarregar o seu sistema digestivo. Faça seis pequenas refeições por dia, ao invés de três grandes, e você vai sentir menos azia na gravidez.

– Evite roupas apertadas. Especialmente em torno do abdômen e cintura.

– Desacelere. Quando você come muito rápido, muitas vezes engole ar junto, o que pode formar bolsas de gás em sua barriga. Além disso, quando você come rápido acaba não mastigando cuidadosamente, o que faz com que seu estômago tenha que trabalhar mais para digerir o seu alimento.

– O mamão contém enzimas digestivas que acalmam o estômago. Além disso, o seu consumo é totalmente seguro durante a gravidez.

– A goma de mascar sem açúcar pode reduzir o excesso de ácido, já que com o aumento da saliva pode neutralizar o ácido no esôfago.

– Procure dormir com a cabeça elevada. Deite sua cabeça em um travesseiro a uma altura de pelo menos 15 centímetros do corpo. A gravidade fará com que os ácidos do estômago voltem para o seu fluxo normal.

– Mantenha o seu ganho de peso da gravidez gradual e moderado para minimizar a quantidade de pressão em seu trato digestivo.

Se mesmo com estas dicas os sintomas de azia na gravidez persistir, converse com o seu médico. Ele pode buscar outras soluções e indicar um antiácido, que irá acabar com o problema. A gravidez é uma das fases mais lindas de toda a mulher. Não deixe que esta situação acabe tornando o momento um pesadelo.

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador. Divulgado em:  www.doutissima.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Assinatura

A Equipe Materlife agradece a escolha pelo veiculo. Para receber mensalmente o veículo em sua residência, faça já sua assinatura anual por R$ 107,40 à

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!