Clique e acesse a edição digital

Estrela – Brinquedos de 8 a 12 meses

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
baby-child-plays-rd

De 8 a 12 meses a criança experimenta um desenvolvimento social expressivo, participando de brincadeiras simples e trocando sinais com adultos. Começa a descobrir o próprio corpo e experimenta o mundo tocando, jogando, apertando, levando objetos a boca, mordendo. Já é capaz de sentar sem apoio e nesta posição esta pronta para a brincadeira. Começa a engatinhar e posteriormente, caminhar, buscando ativamente o que quer e o que se esconde.  Conseguem segurar um objeto em cada mão. Bolas pequenas de várias cores e texturas; blocos de madeira ou plástico além de argolas para encaixar e empilhar auxiliam o desenvolvimento da coordenação motora, sobretudo das mãos. Jogos de interação com brinquedos que emitam sons diferentes a pressão de botões ainda podem ser empregados.

A linguagem começa a se desenvolver de forma mais efetiva, sendo capaz de repetir sons.  A partir de 11 meses pronunciam palavras-chave que expressam desde um vocábulo a um desejo. Concentram-se por pequenos períodos para ouvir histórias e já são capazes de diferenciar o tom emocional da voz materna. Telefones coloridos e musicais chamam sua atenção, estimulando este momento mágico da descoberta das palavras.

Se interessam por bonecas, carrinhos e bichinhos de pelúcia. Lembre-se que a preferência da criança deve prevalecer; não existem brinquedos exclusivos para meninos ou meninas.

Nunca é demais ressaltar a questão da segurança. Os brinquedos devem ser formados por peças grandes que não possam ser engolidas; devem ser leves, sem pontas ou bordas afiadas e compostos por materiais não tóxicos. Neste quesito, vale a pena chamar a atenção quanto ao uso de andadores, tão amplamente difundido. Este é totalmente contra-indicado. Levam a um atraso da marcha, já que a criança pula etapas, “perde” a fase da experiência, da tentativa, da queda, tão importantes ao aprendizado da marcha; além de provocarem alterações ósseas e serem uma causa de acidentes graves. A partir de agora a criança passa a ter noção de si mesma como um indivíduo. Brinque, converse, cante e deixe que seu filho descubra o quanto é amado.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Disfunção cerebral mínima

As crianças com disfunção cerebral mínima têm, em geral, inteligência média ou acima da média; mas, apresentam certos problemas de aprendizagem ou de comportamento associados

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!