Clique e acesse a edição digital

MITOS DO PARTO FÓRCIPE

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho vai sanar todas as dúvidas que pairam sobre o parto fórcipe.
Fórcipe é uma ferramenta cirúrgica, semelhante a uma colher, usada para ajudar as mulheres que estão em trabalho de parto normal, mas que a criança não consegue nascer espontaneamente ou em caso de emergência. .
1-Dr. Domingos, o parto fórcipe é realmente necessário e pode machucar o feto?
Quando o bebê está pronto para nascer e já passou do canal de parto, não é possível fazer uma cesariana, então a opção mais adequada é a utilização do fórcipe que vai ajudar a proteger a mãe e o feto, obtendo um parto mais rápido. Não há diferencia estatística sobre ocorrência e complicações, como fraturas ou traumas em bebês no trabalho de partos, que tiveram o uso do fórceps.
2-Os partos com fórcipe são muito utilizados?
Somente 5% dos casos são exigidos a utilização do instrumento. Existe o fórcipe alto e o de alívio, usado quando a cabeça do bebê começa a aparecer na vulva, e todos eles trazem bons resultados.
3-O aparelho cirúrgico deixa marcas na criança?
Não há motivos para preocupação. Se o médico estiver habilitado para fazer esse tipo de parto e as condições e aplicação do instrumento for feito corretamente, não existe rico de o bebê ser machucado ou ter alguma marca ou lesão. Porém em muitos casos uma pequena marca pode ficar na face do bebe, o que nao é motivo para preocupações, pois tende a sumir dentro de algumas horas e é absolutamente normal.
4-As mulheres que fazem esse tipo de parto demoram a se recuperar?
Não. O único desconforto que se tem para o uso do fórcipe é que, em muitos dos casos, é preciso fazer uma episiotomia (corte feito no períneo) para facilitar a introdução e posicionamento do aparelho na cabeça do bebê. Quando estiver bem posicionado, o médico pode puxar a criança. A recuperação é igual a de um parto totalmente normal.
5-Mães que não possuem dilatação pode fazer o parto fórcipe?
Não. Um dos critérios para o parto fórcipe, é que só pode se usado quando a criança estiver quase nascendo e a mãe não tem mais forças para continuar, ou seja, o colo do útero precisa estar completamente dilatado.

Fonte – Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Grávidas nas alturas.

Voar não precisa ser uma experiência ruim. Longos voos são desconfortáveis para qualquer pessoa, mas são ainda mais desgastantes para mulheres grávidas. A sua viagem

Leia Mais »

COLESTEROL NAS CRIANÇAS

De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde, quase 45 milhões de crianças, em todo o mundo, sofrem com o sobrepeso e

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!