O rinovírus é um agente viral contagioso responsável pela maioria dos resfriados comuns. Mas, em alguns casos, ele pode gerar sintomas mais graves.
O rinovírus é um vírus que causa a maioria dos resfriados comuns. Ele pertence à família Picornaviridae e ao gênero Enterovirus. O rinovírus se espalha facilmente de pessoa para pessoa, principalmente através de gotículas no ar ou ao tocar superfícies contaminadas e depois tocar o rosto.
Os sintomas típicos de uma infecção por rinovírus incluem coriza, dor de garganta, espirros, olhos lacrimejando, tosse, dor no corpo e congestão nasal, sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe comum. Embora seja uma infecção considerada ‘’leve’’, pode causar complicações graves em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos ou em quem tem doenças respiratórias crônicas, mas como todos os vírus respiratórios pode evoluir com broncoespasmo, dificuldade para respirar, insuficiência respiratória, e pode complicar para pneumonia, otite e sinusite.
Meu filho foi diagnosticado com rinovírus e agora?
Na maioria das vezes o quadro se resolverá sozinho e devemos tratar apenas os sintomas, como controlar a febre, beber bastante água, fazer lavagem nasal e ficar atentos a qualquer sinal de piora clínica e complicações, e procurar um especialista na área para aliviar os sintomas como o Fisioterapeuta Respiratório para realizar as técnicas da fisioterapia respiratória.
Como prevenir uma infecção por rinovírus?
A prevenção é feita como todos os vírus respiratórios: distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, deixar espaços mais ventilados e isolamento social.
Para prevenir contra o rinovírus é essencial adotar medidas de higiene e cuidados evite tocar o rosto, especialmente os olhos, nariz e boca, para reduzir o risco de transmissão, lavagem das mãos.
Mantenha uma distância segura de pessoas doentes e use máscara em ambientes públicos, principalmente em locais fechados e onde o distanciamento não é possível.
A maioria das pessoas nunca ouviu falar sobre a fisioterapia respiratória pediátrica a grande maioria dos pais acaba conhecendo este ramo da fisioterapia apenas quando o filho está internado no hospital.
A indicação, em caso do rinovírus, é feita quando o bebê ou a criança apresenta algum tipo de desconforto respiratório, normalmente causado por infecções ou mesmo uma gripe onde ocasiona um acúmulo de secreção que a criança normalmente não consegue eliminar sozinha. O tratamento elimina as secreções, melhora a entrada e saída de ar pelo sistema respiratório onde é realizado por meio de exercícios respiratórios.
Essas infecções podem gerar um acúmulo de secreções sendo necessário recorrer à intervenção da fisioterapia respiratória, cujo objetivo fundamental é remover as secreções, melhorar a oxigenação pulmonar e diminuir o desconforto respiratório.