Clique e acesse a edição digital

Mães empreendedoras: Em qual momento da gravidez a mulher tem que trocar o salto pelo sapato baixo?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Modern hardworking young female feeling tired after long walk on high heeled shoes, sitting barefooted in armchair, massaging her feet, having painful frustrated facial expression. Health and wellness

Algumas mulheres são apaixonadas pelos sapatos de salto alto e não os abandonam nem mesmo durante a gravidez. Mas será que esse hábito pode prejudicar a gestação?
Segundo o Ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o salto alto não é recomendado nesse período. “O sapato alto altera a postura e a mulher passa a sobrecarregar a coluna e o quadril. As estruturas responsáveis pela estabilização da coluna vertebral e que a conectam com a região do quadril são flexíveis e podem sofrer uma sobrecarga, correndo o risco de lesão”, explica.
As gestantes que abusam do salto alto podem apresentar queixa de dores esporádicas na parte baixa da coluna vertebral. Nos casos mais graves, essa dor pode ser constante e até impedir de realizar algumas atividades diárias. “Acontece uma mudança do eixo gravitacional, ele é deslocado para frente, por causa do peso e volume da barriga, levando a mulher a jogar o corpo para trás para reequilibrar o tronco, o uso de salto alto pode ser um fator a mais que pode alterar esse equilíbrio, provocando quedas e lesões”
E os malefícios não param por aí. Como as gestantes ganham peso, muitas vezes às custas de retenção de líquido, é comum o inchaço nos membros inferiores, além do risco de varizes. “O que ocorre é que o uso de salto já causa alguma dificuldade para o retorno do sangue para o corpo, a retenção de líquido da gestação pode ser um fator que irá aumentar o inchaço”, afirma o Dr. Luiz.


Cuidado com a postura
Para amenizar as alterações da coluna na gravidez, a gestante precisa ter consciência de que seus movimentos precisam mudar. A postura incorreta pode causar ainda mais dor e desconforto na gravidez. “Andar de salto alto não só aumenta o risco de queda como também sobrecarrega a região lombar e a mulher pode se queixar de dores”, esclarece o ortopedista.
A gestante precisa colocar a sua saúde e bem-estar em primeiro lugar. “Algumas medidas podem ser adotadas ainda durante o dia a dia como na hora de sentar, caminhar, ao levantar-se da cama”, conta o médico.
Ao levantar-se da cama, por exemplo, a gestante precisa primeiro deitar-se de lado e utilizar os braços e as pernas para levantar o corpo, em vez de fazer força com o tronco. Quando estiver sentada, incline o corpo para frente para utilizar o peso da barriga como impulso, lembrando sempre de escolher cadeiras com acento mais firme, mais altas e com apoio para os braços.
Trocando de sapatos
O ideal é guardar o salto alto no guarda-roupa desde o primeiro trimestre de gestação. Os sapatos baixos são os mais recomendáveis para as gestantes. “Eles não sobrecarregam a região lombar e também previnem as quedas”, ressalta o ortopedista.
Para as futuras mamães que não sabem ficar sem salto, o médico faz uma recomendação. “Elas podem substituir o salto alto fino pelo quadrado com até três centímetros”, diz o especialista.
E os sapatos plataformas? Eles podem ser usados, mas é necessário redobrar os cuidados ao caminhar. “Esse tipo de calçado deixa a mulher mais confortável para andar, porém, oferece um alto risco de queda, já que ao pisar em um piso irregular o pé pode virar”, alerta o Dr. Luiz.

Fonte: Ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha – CRM-SP 111559. Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Parto: vaginal ou cesariana

Sabe-se, atualmente, que mediante uma série de sinais complexos, mãe e criança realizam um compromisso que coloca um fim à duração da gravidez. Neste contexto,

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!